Acessos: 2065

Mais de dez mil candidatos disputam uma das três mil vagas existentes na instituição.

Mais de dez mil cidadãos candidatam-se a ocupar uma das três mil vagas abertas para ingressar aos diferentes cursos ministrados na Universidade Rovuma (UniRovuma), cuja disputa iniciou na manhã de ontem, dia 14 de Janeiro de 2020, nesta instituição de ensino superior.

O Professor Doutor Adelino Inácio Assane, da Comissão de Exames ao nível da Reitoria da UniRovuma, explicou que no total são 10.572 cidadãos que concorrem para 3.080 vagas existentes e em disputa em Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

O Professor Adelino, que é igualmente Director Académico da instituição, acrescentou que para o Ensino à Distância concorrem 2.146 candidatos, para o Pós-Laboral 1.616, e para o regime Laboral 6.810, sendo o curso de Ensino Básico e à distância o mais concorrido de todos, seguindo-se lhe os de Biologia e Direito.

Há que realçar que, para este ano, a UniRovuma introduziu pela primeira vez os cursos de Licenciatura em Engenharia de Construção Civil, Engenharia Electrônica, Engenharia Eléctrica, Engenharia Mecânica e o curso de Licenciatura em Cultura e Língua Chinesa.

No primeiro dia dos exames foram realizados os exames de Desenho, Física 1, Filosofia, Geografia e Química, sendo que nas três unidades orgânicas, nomeadamente, Nampula, Cabo Delgado e Niassa as provas decorreram sem sobressaltos.

Hoje, quarta-feira está a ser observado um interregno em razão de tolerância de ponto decretada para todo o País, devido à cerimónia de tomada de posse do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, eleito no sufrágio de 15 de Outubro passado.

Vasco da Gama