Acessos: 1563

A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Rovuma (UniRovuma) reuniu-se, na manhã de Segunda-feira, no Campus de Napipine, num encontro visando discutir as actividades do ano passado e perspectivar o presente e o futuro, em contexto de mudança da extinta Universidade Pedagógica para a nova instituição.

O director da FEP, Prof. Doutor Laurindo Caetano, disse, na abertura do encontro, ser imperioso traçar-se o rumo a seguir ao longo deste ano académico, “pois é a primeira vez que trabalhamos como uma faculdade e, por isso, muita coisa deve mudar”.

Ele vincou a necessidade de os docentes cumprirem com o que está regulado como sendo sua obrigação na universidade, nomeadamente, a assiduidade, a participação em eventos científicos, nas pesquisas em grupos, entre outras actividades atinentes ao funcionamento da faculdade, em particular, e de toda a UniRovuma, em geral.

"Não gostaríamos de andar atrás de docentes por causa de alguns pontos que eles sabem que é sua obrigaçao cumpri-los”, referiu Laurindo Caetano.

Uma das inovações que a Faculdade de Educação e Psicologia vai introduzir é a assistência às aulas dos docentes por um colega, ou, ainda, um director de curso ou chefe de departamento.

O director da FEP deixou claro que a assistência às aulas não deve ser vista como tendente a sancionar docentes, mas um intercâmbio de experiência entre eles e que lhes ajude no seu próprio crescimento profissional.

A FEP vai, igualmente, reforçar o acompanhamento por parte dos docentes de estudantes que estejam em fase de estágio em diferentes instituições.

Segundo o Prof. Caetano, a faculdade terá que realizar reuniões regulares ao nível dos directores de cursos e chefes de departamentos, com vista a discussão de matérias, quer académicas, científicas e/ou administrativas, atinentes ao funcionamento da FEP.

Um outro ponto anunciado pelo Prof. Caetano é a criação, para breve, da Comissão Científica da faculdade, a qual se vai ocupar, para além de outras atribuições, dos trabalhos de monografia de estudantes finalistas dos cursos geridos pela faculdade.

Vasco da Gama