OBEDECENDO A PADRÕES INTERNACIONAIS

A Universidade Rovuma – Extensão de Cabo Delgado acaba de produzir álcool em gel, numa acção que o respectivo Director, Prof. Doutor Geraldo Macalane, considerou uma resposta ao apelo do Presidente da República, Filipe Nyusi, para as universidades do País participarem na luta contra a Covid-19.

O álcool em gel foi produzido pelo Departamento de Ciências Naturais e Matemática, concretamente pelo curso de Química, e o mesmo foi apresentado na passada Sexta-feira, 22 de Maio, nas instalações da Extensão, em Montepuez, na presença da Administradora Distrital, Isaura Máquina, entre outras entidades públicas e privadas.

Para o Prof. Geraldo Macalane, o principal foco da acção da UniRovuma não é comercial, mas o de responder ao chamamento do Presidente da República e ajudar as pessoas a se prevenirem desta fatal pandemia, a qual já provocou uma vítima no País e matou mais de 310 mil pessoas no mundo.

Ele acrescentou que esta iniciativa visa responder à escassez de álcool gel no mercado nacional e local, e contribuir, cientificamente, nas soluções para a prevenção e combate a doença, ainda sem medicamento para a curar, nem vacina para preveni-la.

"O álcool em gel que hoje apresentamos publicamente respeita os padrões internacionais e aconselhados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois ele contém 80 por cento de álcool e o mesmo foi testado no laboratório da Cervejas de Moçambique, em Nampula", referiu Geraldo Macalane.

Segundo o Director Macalane, o produto será distribuído, igualmente, na cidade de Pemba, a capital provincial, e nos distritos de Chiúre, Balama, Namumo e Mueda, sem fins comerciais.

Os primeiros 25 litros do produto foram entregues ao governo e instituições públicas do Distrito de Montepuez e recebidos pela administradora local, Isaura Máquina, a qual se mostrou satisfeita com a iniciativa da UniRovuma.

De acordo com Máquina, a iniciativa universitária enquadra-se na agenda de emergência do Governo de Moçambique, expressa em decreto pelo Chefe de Estado, visando a prevenção do novo coronavírus, que em Moçambique as infecções já ultrapassaram a barreira de 200.

"Como Governo e em nome da população de Montepuez, queremos honrar, congratular e agradecer a iniciativa da Extensão de Montepuez, pois nos encoraja e é um grande orgulho para nós por sermos pioneiros na produção de álcool em gel ao nível da província de Cabo Delgado", acrescentou a administradora.

A governante sublinhou que o feito da UniRovuma mostra, claramente, o potencial técnico e científico que a universidade está a imprimir no distrito, em particular, e na província, em geral.

Máquina encorajou a universidade a estabelecer boas relações com o governo local para que juntos criem mais soluções em benefício do distrito, não apenas neste momento da crise pandémica, mas também nas áreas de agricultura, pecuária e mineração, tidas como as potenciais áreas de que a região dispõe devido às suas características geofísicas.

Na cerimónia foram apresentadas, também, viseiras produzidas localmente, cuja função é a de proteger a face, mas não podem, de forma alguma, substituir as máscaras, sendo usadas para reforçar as medidas de prevenção.