
Serviços de Apoio e Assessoria ao Reitor
Gabinete do Reitor
Localização do Gabinete do Reitor
O Gabinete do Reitor está localizado na Avenida Josina Machel, número 256, na Cidade e Província de Nampula.
Principal missão do Gabinete do Reitor
A principal missão do GR é assegurar as funções administrativas e protocolares do Reitor e Vice-Reitores de forma a se alcançar o sucesso institucional, bem como apoiar na criação de bom relacionamento e comunicação a nível interno e externo da instituição.
Principal missão do Gabinete do Reitor
A principal missão do GR é assegurar as funções administrativas e protocolares do Reitor e Vice-Reitores de forma a se alcançar o sucesso institucional, bem como apoiar na criação de bom relacionamento e comunicação a nível interno e externo da instituição.
Para o sucesso da missão do Gabinete do Reitor (GR) a organização, planeamento e programação do trabalho do Reitor e Vice-Reitora(es) é fundamental.
Principais processos de transformações e inovações realizadas e/ou em curso no GR
Visto a UniRovuma ser uma instituição nova, embora contendo património e recursos herdados da extinta UP – Nampula, houve necessidade de realizar várias acções para se ajustar ao novo cenário, responsabilidades e obrigações. Nesse sentido pese embora não tenha sido alocado à UniRovuma o subsídio de instalação, valor a ser usado para remodelação da reitoria e outras direcções e usado para aquisição de bens e serviços necessários para o funcionamento corrente da mesma, denotam algumas transformações a mencionar:
Apresentação do Gabinete do Reitor
O Gabinete do Reitor apresenta a seguinte estrutura:
1) Reitor;
2) Vice-Reitora;
3) Directora de Gabinete;
4) Assessor para a Pós-Graduação;
5) Assessor para a Graduação;
6) Assessor para a Administração e Finanças;
7) Assistentes (duas do Reitor e uma da Vice-Reitora);
8) Chefe da Secretaria Central; e
9) Técnicos da Secretaria Central.
- A delegação de competências à Vice-Reitora, Directores Centrais, de Faculdade e de Extensão pelo Magnífico Reitor, para conferir mais autonomia às unidades orgânicas, conferir maior dinamismo, e liberdade de acção na implementação das actividades;
- A promoção de recepção de expediente interno directamente nas Direcções e Secretarias das Faculdades em detrimento da Secretaria Geral (que recebe expediente dirigido ao Reitor e Vice-Reitora);
- a orientação para os processos administrativos serem tratados nas respectivas unidades orgânicas (evitar morosidade nos processos e aumentar autonomia das áreas);
- A potencialização de busca de parceiros e financiamentos externos para os projectos da Universidade pelo Magnífico Reitor;
- o potenciamento na busca de bolsas de estudo para os docentes em áreas técnicas;
- o incremento nas relações laborais com as instituições públicas provinciais e centrais;
- O investimento em acções de formação, capacitação e encontros de construção e fortalecimento de relações laborais;
- a abertura de admissões extraordinárias para os desmobilizados de guerra de Cabo Delgado no ano académico de 2021;
- Acções de promoção e divulgação da imagem e bom nome da Universidade Rovuma através de encontros com membros do Governo local em todas as províncias aonde a UniRovuma está fixada.
Apresentação do Gabinete do Reitor
O Gabinete do Reitor apresenta a seguinte estrutura:
1) Reitor;
2) Vice-Reitora;
3) Directora de Gabinete;
4) Assessor para a Pós-Graduação;
5) Assessor para a Graduação;
6) Assessor para a Administração e Finanças;
7) Assistentes (duas do Reitor e uma da Vice-Reitora);
8) Chefe da Secretaria Central; e
9) Técnicos da Secretaria Central.
Função gerais do Gabinete do Reitor
1. São função gerais do Gabinete do Reitor:
- Assegurar as funções administrativas e protocolares do Reitor, dos Vice-Reitores e dos Assessores;
- Conceber e submeter à aprovação do Reitor o plano de actividades do Gabinete e velar pela sua implementação e avaliação sistemática;
- Organizar o programa de trabalho do Reitor e dos Vice-Reitores;
- Assegurar a gestão do expediente dirigido ao Reitor e aos Vice-Reitores;
- Organizar o expediente dirigido ao Reitor e aos Vice-Reitores e submeter ao despacho;
- Garantir que os assuntos submetidos ao Reitor e aos Vice-Reitores sejam despachados em tempo útil, previsto na lei;
- Garantir a comunicação e divulgação das decisões tomadas pelo Reitor e Vice-Reitores aos visados;
- Garantir a organização e secretariado das reuniões orientadas pelo Reitor e Vice-Reitores, através do Secretariado Executivo dos Orgãos Colegiais (SEOC) e alguns dos participantes, se necessário;
- Coordenar e facilitar a comunicação entre o Reitor, Vice-Reitores e outras instituições;
- Coordenar e facilitar a comunicação entre o Reitor, Vice-Reitores e outros órgãos de gestão da UniRovuma;
- Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.
2. O Gabinete do Reitor é dirigido por um Director de Gabinete de Reitor de Instituição de Ensino Superior, nomeado pelo Reitor.
Secretaria-Geral
1. São funções gerais da Secretaria-Geral:
- Coordenar as actividades de todas as secretarias da UniRovuma (Unidades Orgânicas e Direcções Centrais);
- Definir as normas de funcionamento das secretarias da UniRovuma e certificação da aplicação de tais normas;
- Definir os modelos de produção de documentos;
- Administrar os recursos humanos e materiais que lhe estão afectos, promovendo o melhor aproveitamento e desenvolvimento dos mesmos tendo em conta os objectivos e actividades da Universidade Rovuma;
- Controlar o cumprimento dos planos de actividades, os resultados obtidos e a eficiência das unidades que lhe estejam dependentes;
- Controlar o fluxograma da circulação de documentos, incluindo os prazos de permanência dos documentos em cada sector;
- Propor a criação da Comissão de Avaliação de documentos e tabela de temporalidade de documentos das actividades, para organização do arquivo;
- Formar o pessoal afecto às secretarias da UniRovuma;
- Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.
2. A Secretaria Geral é dirigida por um Chefe de Secretaria Central nomeado pelo Reitor.
3. A Secretaria-Geral apresenta a seguinte estrutura:
a) Repartição de Correspondência; e
b) Repartição de Registo e Arquivo.
3. A Secretaria-Geral apresenta a seguinte estrutura:
a) Repartição de Correspondência; e
b) Repartição de Registo e Arquivo.

1. São funções da Repartição de Correspondência:
- Receber os documentos;
- Criar os modelos de recepção e de transferência de documentos para o arquivo;
- Controlar o tempo de permanência de documentos no Arquivo Corrente;
- Transcrever os Despachos;
- Distribuir os documentos;
- Expedir os documentos;
- Garantir a circulação atempada de documentos.
- Submeter os documentos para despacho;
- Reproduzir os documentos expedidos;
- Juntar as cópias dos documentos ao processo.
- Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção da universidade.
2. A Repartição de Correspondência é dirigida por um Chefe de Repartição Central nomeado pelo Reitor.

- Arquivar os Documentos;
- Classificar os documentos;
- Registar a entrada e saída dos documentos;
- Codificar as pastas;
- Elaborar o guião do arquivo da Secretaria Geral;
- Implementar o Plano de classificação de documentos e da tabela de temporalidade;
- Organizar e classificar os documentos existentes nas diferentes pastas;
- Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção da universidade.
2. A Repartição de Registo e Arquivo é dirigida por um Chefe de Repartição Central nomeado pelo Reitor.
Gabinete de Administração, Planificação e Desenvolvimento Institucional
Gabinete Jurídico
Gabinete de Comunicação e Cooperação
Gabinete de Auditoria Interna
Gabinete da Avaliação e Qualidade