PRINCÍPIOS DE TRABALHO EM EQUIPA

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

UNIVERSIDADE ROVUMA

PRINCÍPIOS DE TRABALHO EM EQUIPA

Considerando que a Educação é um direito fundamental para os moçambicanos e moçambicanas de todas as classes sociais, independentemente da cor, origem, raça, religião, filiação partidária, a melhorarem as suas vidas e a de seus dependentes; considerando que a nossa instituição deve guiar-se no sentido de contribuir para a criação de condições para a materialização deste desiderato;

Nós, os membros do Conselho de Directores da Universidade Rovuma, reunidos em Nacala Porto, entre os dias 7 e 11 de Dezembro do ano de dois mil e vinte, no primeiro encontro de alinhamento institucional (teambuilding), imbuídos de espírito e vontade de contribuir para uma Universidade de Qualidade, Referência e Excelência, e determinados a preservar o sonho comum sobre o tipo de Universidade que queremos construir e legar para o bem das futuras gerações de gestores e utentes desta Universidade, assumimos o compromisso de guiar o nosso caminho seguindo os seguintes princípios de trabalho em equipa:

1. Responsabilidade;
  2. União e Coesão;
  3. Comprometimento;
  4. Comunicação; e
  5. Colaboração.

Nacala Porto, 11 de Dezembro de 2020

Reitor da UniRovuma reúne-se com o Representante da UNESCO em Moçambique

Mário Brito dos Santos foi hoje recebido nos escritórios da UNESCO em Maputo por Paul Gomis, o seu Representante neste país, e por Marcos Cherinda, Oficial Sénior de Programas de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Ensino Técnico-Profissional, em um encontro que os dirigentes classificaram como de boas notícias.

A reunião tinha como objectivo discutir sobre os projectos que estavam a ser conjuntamente esboçados pelas duas instituições, e que foram afectados pela pandemia da Covid 19, assim como sobre as formas de reactivá-los.

Para além dos projectos já em vista, foram abordadas outras formas de colaboração entre as instituições, tendo-se encerrado o encontro com a promessa de Paul Gomis visitar à UniRovuma brevemente.

UNIROVUMA PARTICIPA EM PROJECTO INTERNACIONAL DE CAPACITAÇÃO EM ACÇÃO HUMANITÁRIA

O projecto (Erasmus+) designado “Acção Humanitária: Alterações climáticas e deslocamentos”, abreviadamente HumAct, será desenvolvido em parceria com o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), a National and Kapodistrian University of Athens (Grécia), as universidades Pedagógica de Maputo e Púnguè e as universidades de Cabo Verde e de Santiago (as duas de Cabo Verde).

Com duração de 3 anos, o projecto HumAct visa reforçar a capacidade daquelas instituições de ensino superior moçambicanas e de Cabo Verde, tanto no ensino quanto na pesquisa e extensão, de forma a darem um maior contributo na profissionalização do sector de acção humanitária e promoverem respostas mais eficazes a problemas resultantes das alterações climáticas e deslocamentos de populações.

Pretende-se, até ao fim do projecto, capacitar às instituições no que diz respeito aos conteúdos académicos relevantes na área de acção humanitária; desenvolver a capacidade de pesquisa de educadores e estudantes no que diz respeito à acção humanitária; aprimorar as estratégias pedagógicas dos educadores; e fortalecer o alcance e engajamento das comunidades.

O projecto poderá resultar na criação de programas de mestrado em acção humanitária, nacionais ou internacionais.

CONTACTE-NOS

Endereço: