A Universidade Rovuma é uma grande escola e referência

PREPARATIVOS DE HIGIENIZAÇÃO RUMO À RETOMA DAS AULAS

A Magnífica Reitora da Universidade Lúrio (UniLúrio), Prof. Doutora Leda Hugo, considera que a Universidade Rovuma (UniRovuma) é uma grande escola e referência que deve ser seguida por outras instituições de ensino, no que tange aos preparativos e práticas de higienização rumo à retoma das aulas presenciais na próxima semana.

Leda Hugo falava, na tarde desta Terça-feira, 25, no termo da sua curta visita ao Campus Universitário da UniRovuma, em Napipine, visando inteirar-se de como esta instituição superior estava a preparar-se para o reinício das atividades lectivas presenciais.

O governo moçambicano decidiu afrouxar algumas medidas de prevenção de contaminação massiva da Covid-19, orientando as Instituições de Ensino Superior a retomarem as aulas presenciais, de forma faseada, a partir de 18 de Agosto passado.

A retoma é efectuada depois de cumpridos, escrupulosamente, alguns requisitos plasmados no protocolo sanitário, designadamente, a disponibilidade de estações de lavagem das mãos, produtos desinfectantes, a redução de estudantes em salas de aulas e o respectivo distanciamento, o uso de máscaras, entre outros.

Após percorrer as instalações e o átrio do Campus Universitário de Napipine, incluindo algumas salas de aulas, a biblioteca e casas de banhos de estudantes, a reitora da UniLúrio mostrou-se visivelmente satisfeita com o que presenciou.

Numa curta conversa com o Boletim Informativo – Masu a Asomi, a Prof. Leda Hugo disse que o nível de preparação que acabara de presenciar no Campus de Napipine era extraordinário e uma referência para outras instituições de ensino.

Estou muito impressionada com o que vi em termos de boas práticas de higienização da UniRovuma e sensibilizada com a sua visão e iniciativas dos seus colaboradores, as quais se conformam com os requisitos exigidos pelo protocolo sanitário para o reinício das aulas, acrescentou a Prof. Leda Hugo.

Para além de visitas a espaços previamente indicados, a Magnífica Reitora da UniLúrio teve a oportunidade de apreciar dispensadores a baixo custo desenhados e produzidos pela equipa do MA. Artur Senhor, um docente da UniRovuma ligado à área de Educação Visual. Estes dispensadores foram produzidos por iniciativa do docente, num esforço encorajado pelo Prof. Mário Jorge Brito dos Santos, o qual garantiu o apoio da Universidade a iniciativas de género porque elas vão beneficiar a toda comunidade académica e àqueles que quiserem tê-los nas suas casas.

Leda Hugo foi nomeada, recentemente, para reitora da Universidade Lúrio, em substituição do Prof. Doutor Francisco Noa. Antes da sua indicação para dirigir esta Instituição de Ensino Superior, ela era vice-ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional.