COMUNICAÇÃO DO MAGNIFICO REITOR À COMUNIDADE DA UNIROVUMA NO CONTEXTO DO REINICIO DAS AULAS

O ano de 2020 iniciou com uma situação que surpreendeu a todos e tem sido um ano tremendamente desafiador para todos nós! Um ano muito particular, um ano de medos, angústias, incertezas constantes e de desafios permanentes.

O presente ano mostrou que o conceito de adaptação é relevante em todos aspectos. A adaptação de docentes e estudantes a novas formas de ensino, de novos métodos e exigências de trabalho a funcionários, de novas aprendizagens e responsabilizações comportamentais pessoais e sociais.

Paulatinamente, temos aprendido a viver num mundo onde o conceito de espaços públicos assume um novo normal. Os nossos recintos, mesmo sendo espaçosos, têm se tornado pequenos e com pouca capacidade de nos albergar.

Sociabilizações quotidianas que, abruptamente, se romperam; famílias que perderam a organização, quando não o próprio sustento! Uma sociedade que se amofina e interroga, uma economia que, uma vez mais, se desmorona!  Jovens que se inquietam, adultos que desanimam, idosos que se conformam! Por todo o lado gente que teme, mas que se quer abraçar!

Mas, este é também o tempo em que devemos voltar as aulas. A partir de 18 de Agosto iniciou a primeira fase do relaxamento das medidas do Estado de Emergência decretadas através do Decreto Presidencial nº. 23/2020, de 05 de Agosto.

A incerteza ainda prevalece e por isso como tem sido amplamente divulgado, temos estado a trabalhar em vários cenários de organização de horários e de salas, visando assegurar a materialização do processo de ensino-aprendizagem e de investigação, com os olhos postos no cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

No contexto deste reinício das aulas, iremos disponibilizar a toda a Comunidade Universitária um novo Plano de Contingência que esperamos que seja obedecido na íntegra.

Em nome da Universidade Rovuma (UniRovuma) agradeço e apelo à compreensão e colaboração de todos e desejo bom reinício das aulas!

CUIDEM-SE E ESTEJAM SEGUROS!!!

Com amizade!

UNIROVUMA