Inhassoro acolhe o II Fórum da Acção Humanitária e Responsabilidade Social

O II Fórum da Acção Humanitária e Responsabilidade Social realiza-se no próximo dia 5 de Agosto, na sede do distrito de Inhassoro, na província de Inhambane, para discutir aspectos relacionados com esforços tendentes a minorar o sofrimento de milhares de moçambicanos flagelados por diversas adversidades.

Este será o segundo encontro que se realiza depois do primeiro ocorrido no mês de Abril na cidade de Nampula, no qual participaram representantes de instituições de ensino, religiosas e da sociedade civil e tendente a esboçar uma plataforma comum de apoio aos compatriotas carentes.

Espera-se que no II Fórum, organizado através duma parceria entre a Universidade Rovuma (UniRovuma), Rádio Moçambique (RM) e Associação de Luta Contra a Pobreza (LCP), participem diversas individualidades académicas, políticas, activistas sociais, entre outras. A Universidade Save (UniSave) é coorganizadora do encontro, que estima vir a reunir cerca de 150 pessoas.

Das personalidades que estarão presentes no evento, destacam-se o governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, o Magnífico reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, o académico Esaú Menezes, o Presidente do Conselho de Administração da RM, Abdul Naguibo, e a coordenadora da LCP, Rabia Valigy.

Com a realização deste II Fórum pretende-se constituir um momento de aprofundamento e ampliação dos debates, das discussões e das reflexões desenvolvidas no I Fórum.

A Universidade Rovuma (UniRovuma) tem vindo a firmar parcerias com o objectivo de cumprir o seu desiderato nas componentes de ensino, pesquisa, extensão e intervenção social. Destas parcerias, salientam-se a com os países africanos e europeus, como Cabo Verde, Grécia e Portugal, e com a Rádio Moçambique e a Associação Luta Contra Pobreza.

A primeira parceria resultou num projecto de cooperação multilateral denominado Acção Humanitária e Deslocamentos. O projecto contempla actividades que visam melhorar as capacidades de intervenção da UniRovuma e Universidades parceiras na área de acção humanitária, bem como promover maior profissionalização deste sector e acções mais conscientes e proactivas daqueles que nele trabalham.

A segunda parceria visa a disseminação, através da rádio, de conteúdos sobre a acção humanitária e a responsabilidade social. Com efeito, a UniRovuma reconhece a existência de uma ligação intrínseca entre a acção humanitária e responsabilidade social, a consolidação da paz e o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que entende que as iniciativas nesse âmbito devem ter uma abordagem holística para promover respostas mais rápidas e eficazes às dinâmicas de fragilidade, pobreza e vulnerabilidade.