MAGNÍFICO REITOR DA UNIROVUMA REPUDIA COMPORTAMENTOS IMORAIS

O Magnífico reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma) apelou para que os estudantes desta instituição de ensino superior se distanciem de comportamentos imorais e deselegantes, e se tornem em verdadeiros embaixadores de boas práticas junto das comunidades onde vivem.

O Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos falava ontem, na cidade portuária de Nacala, durante um encontro com os estudantes desta instituição, realizado no quadro das suas visitas às unidades orgânicas da UniRovuma.

O apelo do Prof. Brito dos Santos surge em repúdio às imagens postas a circular nas redes sociais, em que mulheres aparentemente de origem africana aparecem encarceradas em canis e a serem tratadas de forma desumana.

“É um acto extremamente condenável e sem paralelismos”, disse Brito dos Santos, chamando atenção, muito mais para as estudantes, que “evitem enveredar por comportamentos imorais, maldosos, irresponsáveis desprovidos de humanismo”.

“Aquilo atingiu o cúmulo da irresponsabilidade, do desrespeito aos valores universais humanos, por isso, nossas estudantes, distanciem-se dessas atitudes, da corrupção e se tornem verdadeiras embaixadoras nas vossas comunidades, nas vossas famílias e nos vossos círculos de amizade”, adiantou.

Para o Prof. Brito dos Santos, os estudantes no seu todo devem ser duma geração diferente daquela que pratica actos imorais como os acima aludidos, pois “na universidade devemos transmitir ciência, mas também valores universais de responsabilidade, éticos, de compaixão.”

O reitor da UniRovuma traçou, por outro lado, o actual estágio da instituição desde a sua criação a esta parte, reiterando, uma vez mais, que os primeiros anos da sua existência foram marcados por adversidades conjunturais, tanto nacionais quanto internacionais.

“Apesar disso, estamos a fazer o nosso melhor, por isso despertem para juntos acompanharmos o crescimento da nossa universidade e no processo da sua transformação em instituição de qualidade e excelência”, adiantou.

Ele explicou as acções projectadas para os próximos anos, tanto ao nível de infraestruturas como na formação dos seus recursos humanos para a o alcance dos objectivos almejados.