A passagem dos 60 anos de implantação do ensino superior em Moçambique e Angola foi celebrada, na cidade de Nampula, com pompa e circunstância, num evento em que esteve à cabeça a Universidade Rovuma (UniRovuma).
Falando na abertura do evento, realizado Quarta-feira, no Anfiteatro do Centro Cultural da UniRovuma, o Magnífico reitor desta instituição afirmou que o momento era uma excelente oportunidade para juntos se reflectir sobre o percurso do ensino superior em Moçambique ao longo dos 60 anos, particularmente na região norte do País.
O Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, depois de relatar o percurso histórico deste subsistema, disse que apesar do surgimento de diversas instituições superiores de ensino, como resposta à crescente procura, reconhece-se que ainda há existem muitos desafios para ultrapassar.
Esses desafios, segundo o reitor, visam adequar as instituições às reais necessidades no contexto do desenvolvimento do País nos campos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. “A Universidade Rovuma entende que as celebrações dos 60 anos do ensino superior são uma oportunidade para reflectirmos sobre as experiências do passado, o impacto, os desafios actuais, as questões sobre as tecnologias e as perspectivas para o futuro”, sublinhou dos Santos.
Ele classificou a efeméride como um “marco importante” para o ensino superior no norte do País, devido à assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Universidade Rovuma e o Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade (CNAQ), ocorrido ainda na Quarta-feira, documento assinado pelo Prof. Brito dos Santos, e pela Presidente deste organismo, a Prof. Doutora Maria Luísa Lopes Chicote Agibo. O memorando visa o estabelecimento de um Centro de Referência de Qualidade e Qualificações do Ensino Superior na região norte.
O evento decorreu sob o lema Ensino Superior em Moçambique: Desafios e Perspectivas; Celebrando os 60 anos de Ensino Superior em Moçambique e Angola. Duas mesas redondas deram corpo à cerimónia, nomeadamente, Ensino Superior em Moçambique: Experiências, Impacto, Desafios e Perspectivas; e Digitalização do Ensino Superior em Moçambique.
Os participantes, os quais lotavam o Anfiteatro do Centro Cultural, presenciaram, ainda, a apresentação, pela Vice-reitora da UniRovuma, Prof. Catedrática Sarifa Fagilde, de material hospital produzido pela Faculdade de Engenharias e Ciências Tecnológicas, o qual será distribuído às províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, onde a UniRovuma está implantada.