PARA ASSINALAR O DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS

A Universidade Rovuma apura os vencedores do concurso “Olimpíadas de Leitura” …

No quadro das comemorações do Dia Mundial das Bibliotecas, assinalado no passado 1 de julho, a Universidade Rovuma apurou os vencedores do concurso “Olimpíadas de Leitura”, promovido para alunos da 3ª. Classe, representando três Escolas Primárias e Completas da cidade de Nampula.

Participaram no concurso alunos das EPC’s de Namicopo, Barragem e Napipine, representando um universo de 1.759 alunos, tendo como vencedores Afisa Assuate, Wilma João e Lampiana da Leonora, respetivamente, de Namicopo, Barragem e Napipine. Estes vencedores saíram de um total de 18 alunos que conseguiram chegar à finalíssima.

Falando no encerramento das olimpíadas após entregar os prémios aos vencedores, o director Académico da UniRovuma, Prof. Doutor Adelino Inácio Assane, considerou que ler não é pronunciar as palavras, mas compreender aquilo que se leu.

Segundo o Prof. Adelino Assane, a importância do concurso não se pode resumir apenas aos prémios que os concorrentes receberam, mas reside naquilo que é e deve ser a função da Universidade no processo de ensino e a aprendizagem.

Ele considerou o concurso como um acto ímpar, responsável e que define o compromisso da Universidade Rovuma face aos problemas que a sociedade enfrenta, tendo em conta os três pilares fundamentais em que a instituição assenta, nomeadamente, o ensino, a pesquisa e a extensão.

É no quadro deste compromisso que a Direcção dos Serviços de Documentação e Informação (DSDI) lançou o concurso nas três escolas como projecto piloto, o qual vai ser replicado noutras escolas e em regiões onde a UniRovuma está instalada, de acordo com a Prof. Doutora Ermelinda Mapasse, directora destes serviços.

Um dos constrangimentos com que o ensino se debate é a dificuldade de leitura e escrita por parte dos alunos do nível primário, tendo o director Académico da UniRovuma lançado o desafio de que esta instituição vai empreender esforços para se minimizar esse fenómeno.

O evento foi organizado pela DSDI e na sessão de encerramento estiveram presentes, para além dos alunos, os pais e/ou encarregados de educação dos petizes, a directora da Faculdade de Letras e Ciências Socias, Prof. Doutora Denise Omar, e o chefe de Departamento de Documentação, Catalogação, Arquivo e Difusão, Mestre Rafael Maússe.

O 1 de julho foi consagrado pelo Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura como Dia Mundial das Bibliotecas, com a finalidade de tornar a biblioteca como porta de acesso local ao conhecimento cultural do indivíduo e de todos os grupos sociais.

Esta data visa, fundamentalmente, dois aspectos, nomeadamente, enaltecer a importância da leitura na educação e formação das pessoas.

… E lança o projecto Literacia e Numeracia

Cerca de 10 mil alunos serão abrangidos pelo Projecto Literacia e Numeracia, promovido pela Direcção dos Serviços de Documentação e Informação (DSDI) e a ser implementado nas províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado.

A Prof. Ermelinda Mapasse disse a este Boletim Informativo que o mesmo já iniciou através da realização de trabalhos internos e contactos com as direcções provinciais de Educação das províncias supramencionadas, para se discutirem pormenores do mesmo.

O projecto começa a ser implementado, efectivamente, no ano lectivo 2023, envolvendo 9900 alunos da 3ª. classe de 15 escolas públicas, sendo cinco de cada uma das províncias, uma centena de professores e 90 minutos de intervenção nas disciplinas de Português e Matemática.

A finalidade deste, segundo Ermelinda Mapasse, é para os alunos deste nível de ensino se apropriarem da leitura e da escrita, de forma crítica, para que estes sejam capazes de interagir e agir nos diversos contextos sociais e compreender a aritmética fundamental, como a adição, subtração, multiplicação e divisão.


Imprimir   Email