REITOR DA UNIROVUMA DEFENDE INTRODUÇÃO DE CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

O Magnífico reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma) defendeu a especialização das extensões desta instituição de ensino superior, focalizando-se em cursos profissionalizantes de modo a evitar a dispersão dos parcos recursos que recebe do Orçamento Geral do Estado.

O Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos falava na Terça-feira, na cidade de Montepuez, num encontro com a direcção da Extensão de Cabo Delgado, onde se encontra desde Segunda-feira em visita de trabalho.

Para Brito dos Santos, esse processo deve ser gradual, e feito em coordenação com a direcção de planificação institucional e na base do Plano Estratégico, cuja auscultação de diferentes intervenientes, incluindo estudantes, está numa fase avançada.

“A nossa Universidade está a ser demasiadamente generalista”, precisou o reitor, defendendo, por outro lado, que, “contudo, podemos manter outros cursos que constituem a nossa génese, como os virados à formação de professores”.

Na sua intervenção, o reitor da UniRovuma traçou o estado da instituição desde a sua criação em 2019 até ao momento, explicando que neste período a Universidade esteve praticamente parada devido à pandemia de Covid - 19, que eclodiu no mundo um ano depois, e o terrorismo com na região norte da província de Cabo Delgado.

“Apesar destas duas situações adversas e de outra índole não desfalecemos e continuamos a trabalhar e, presentemente, já temos instalada toda máquina estrutural e documentos normativos que nos orientam nesta missão de robustecer a nossa Universidade”, vincou o Prof. Brito dos Santos.

Ele acrescentou que “num contexto de múltiplas adversidades não podíamos trabalhar como estamos a fazê-lo agora, pois há sinais de abrandamento da Covid – 19, o que nos permite não apenas realizar plenamente as nossas actividades, mas também nos reunirmos para discutirmos e encontrarmos soluções para os nossos problemas.”

Como facto ilustrativo da mudança desse cenário, o Magnífico reitor da UniRovuma faz-se acompanhar por diversos directores, quer de faculdades, como de serviços administrativos, para, em encontros alargados e/ou sectoriais inteirarem-se de possíveis constrangimentos dos seus sectores.

Ainda na Terça-feira, o Prof. Brito dos Santos reuniu-se com os estudantes de diferentes cursos ministrados na UniRovuma – Extensão de Cabo Delgado, tendo auscultado deles os problemas que os afligem e lhes informado dos esforços que a direccão da Universidade está a envidar para solucioná-los.