
A Prof. Doutora Emília Nhalevilo, Magnífica reitora da Universidade Púnguè e anfitriã do encontro em Chimoio, a capital da província de Manica, disse, falando no encerramento da reunião, que com “espírito de cooperação e muita humildade chegaremos longe e consolidados para servirmos os nossos concidadãos”.
“Por aquilo que aqui se deixamos expressos, nós todos queremos ir e chegar longe, daí a importância desta nossa colaboração”, acrescentou a Prof. Emília Nhalevilo, sublinhando o facto de, como ilustrativo dessa colaboração e cooperação, ser a primeira vez que no encontro participam todos os quatro Magníficos reitores e vice-reitores.
O encontro, segundo a reitora da Universidade Púnguè (UniPúnguè), visou buscar, uma vez mais, sinergias para fazer face aos desafios que se impõem às instituições de ensino superior no País, em geral, e em particular às novas, mormente de ordem política, social e económica.
Para Emília Nhalevilo, as quatro Universidades possuem estruturas específicas diferentes, mas com muita similaridade em vários aspectos, sendo um dos exemplos disso os respectivos estatutos através dos quais se guiam.
O Magnífico reitor da Universidade Rovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, por sua vez, considerou o encontro como “um excelente ambiente para discussão franca e acesa”, o qual permitiu que os presentes saiam do mesmo com mais aprendizagem.
“Estamos cientes de que nos vamos orientar mais para acções conjuntas que nos levem a aumentar o nosso conhecimento com vista ao nosso crescimento, em geral, e da região em que nos encontramos inseridos, em particular”, sublinhou Brito dos Santos.
Por outro lado, o Magnífico reitor da Universidade Licungo (UniLicungo), Prof. Doutor Boaventura José Aleixo, afirmou que as Universidades devem ser persistentes apesar de as respostas de quem devia responder as suas preocupações com urgência serem lentas. “Saímos daqui mais preparados e convictos para continuarmos a andar firmes, pois queremos instituições sólidas e robustas”, observou Boaventura Aleixo.
Por sua vez, o Magnífico reitor da Universidade Save (UniSave), Prof. Doutor Manuel José de Morais, precisou que o encontro demonstrou que as novas instituições de ensino superior continuam a ser “uma família”, cada um seguindo o seu caminho, mas engajado nos mesmos objectivos.
“Regressamos às nossas Universidades com uma bagagem considerável de experiência, o que esperamos aumentá-la quando nos encontrarmos daqui há um ano na Universidade Save, disse o Prof. Manuel de Morais.
Os quatro grupos de trabalho constituídos discutiram, com mais relevância, os pontos através dos quais as Universidades usam como seus principais pilares, nomeadamente, a governança universitária, a edificação e apetrechamento de infra-estruturas, a gestão financeira e, por último, a administrativa.