Reitores das novas Universidades reúnem-se em Chimoio

Notícias Acessos: 302

O terceiro encontro das novas universidades saídas da reestruturação da antiga Universidade Pedagógica de Moçambique realiza-se de 8 à 10 de Agosto, na cidade de Chimoio, na província central de Manica.

Uma nota da reitoria da Universidade Púnguè, a hospedeira do encontro, afirma que este tem o objectivo de buscar sinergias para fazer face aos desafios impostos pela conjuntura económica, social e política do País às novas universidades quanto à governança universitária, a edificação e apetrechamento de infraestruturas e a gestão financeira e administrativa.

Este propõe-se, igualmente, a discutir os qualificadores IPES, os modelos de formação de professores e a partilha de informações sobre os avanços que cada Universidade teve após os dois encontros realizados no ano passado, o primeiro na cidade de Nampula e o segundo na de Quelimane, esta última capital da província da Zambézia.

Espera-se que estejam na reunião os cinco reitores e funcionários séniores das Universidades Rovuma (UniRovuma), Licungo (UniLicungo), Púnguè (UniPúnguè), e Save (UniSave).

A reunião de Chimoio resulta do reconhecimento da importância destes encontros, tendo, por essa razão, os reitores concordado em realizar o terceiro para prosseguirem com a discussão dos objectivos arrolados, pois as universidades estão cientes dos desafios que enfrentam no processo da sua implantação e afirmação como novas instituições públicas, com a excepção da UPM.

Imprimir