Secretário de Estado visita a Universidade Rovuma – Extensão de Cabo Delgado

Naquilo que constituiu a sua primeira visita à Universidade Rovuma – Extensão de Cabo Delgado, o Secretário de Estado naquela região, Prof. Catedrático Armindo Ngunga, manifestou-se impressionado com o nível de preparação desta unidade orgânica para o reinício das aulas presenciais na próxima semana.

Ngunga esteve, recentemente, na Extensão de Cabo Delgado em visita destinada a aferir o nível de preparação da instituição quanto à implementação de medidas de higienização com vista a prevenção de infecções de Covid-19 no decorrer das aulas presenciais e em todas actividades institucionais e fora delas.

Acompanhado pelo Magnífico Reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, o Secretário de Estado percorreu as instalações do Campus de Ncoripo, tendo observado todo um trabalho de preparação feito para a retoma das aulas.

A UniRovuma – Extensão de Cabo Delgado instalou, como outras instituições de ensino e públicas, estações de higienização e desinfecção usando-se o álcool em gel produzido pela Universidade.

A UniRovuma tem já instaladas as condições básicas para retomar as aulas presenciais, pois as medidas de prevenção aqui constatadas respondem às recomendações do governo, disse o Secretario de Estado, desafiando a instituição a envidar esforços que garantam maior higienização das casas de banho, tidas como locais de maior risco, como também a limpeza efectiva dos arredores do Campus.

Por outro lado, a directora dos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, Anastácia Lidimba, integrada na comitiva do Secretário de Estado, disse ter apreciado positivamente o que viu, principalmente a forma inovadora como a instituição montou o centro de higienização.

Na sua opinião, o centro de higienização da UniRovuma devia constituir modelo a ser seguido por outras instituições de ensino, incluindo as técnico profissionais da província de Cabo Delgado.

O Magnifico Reitor da UniRovuma manifestou-se satisfeito com as palavras de apreço proferidas na ocasião, garantindo que a instituição que dirige vai colaborar com as instituições públicas e privadas no que diz respeito às boas práticas para o combate de Covid 19, usando o álcool em gel e viseiras aqui produzidos.

O Prof. Brito dos Santos ofereceu ao Secretário de Estado 10 litros de álcool em gel produzido na UniRovuma e das mãos do visitante recebeu 20 baldes para reforçar as medidas de higienização da UniRovuma.