I SIMPÓSIO DISTRITAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
A Universidade Rovuma-Extensão do Niassa está a promover discussões e reflexões que levem a encontrar formas de implementar políticas e práticas, através da investigação científica, educação e pesquisa, com vista à introdução de ensino de qualidade nesta província nortenha de Moçambique.
Um primeiro evento que ilustra o empenho universitário nesse sentido ocorreu, recentemente, com a realização, na vila-sede do distrito de Mandimba, do 1º. Simpósio Distrital de Pesquisa em Educação.
O seminário foi organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE), da UniRovuma-Extensão do Niassa, em parceria com os Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Mandimba.
Falando na abertura do encontro, a directora da Extensão do Niassa, Prof. Doutora Alice Binda Freia, afirmou que a iniciativa se enquadra nos desafios e estratégias do sector da educação, inerentes à promoção de um ensino de qualidade que possa desenvolver o espírito inovador virado à cultura de trabalho, através da formação profissional para o autoemprego.
Segundo a Prof. Freia, com a realização do evento, o NUPECE concretiza um dos objectivos iniciais que levou à sua criação há cerca de dois anos, que é o de promover e incentivar a pesquisa em todas as suas vertentes.
O símbolo do NUPECE é representado por uma árvore que já foi semente, e hoje, com as pesquisas apresentadas, estamos a colher os seus frutos e queremos continuar a incentivar a pesquisa não só ao nível da UniRovuma, mas também ao das escolas, disse, acrescentando que queremos aproximar os docentes e estudantes às comunidades, trazendo pesquisas que se relacionem a realidade vivenciada por elas.
Por seu turno, Lilo Rodrigues Malute, director do Serviço Distrital do Planeamento e Infraestruturas de Mandimba, em representação do Governo local, considerou que o simpósio nos remete a uma reflexão profunda sobre a necessidade de promover um ensino virado a investigação, de modo que as nossas acções tenham impacto na formação profissional. Ele convidou os participantes a assumirem com responsabilidade todas as discussões e reflexões apresentadas no simpósio, pois constituem a base para uma educação virada ao autoemprego e formação técnico profissional.
Absalão Chadza, Mestrando em Avaliação Educacional, afirmou, na ocasião, que o simpósio constituía um grande ganho para o distrito acolhedor e para os estudantes da pós-graduação, que são chamados a cultivar o espírito para a pesquisa, refletido nos temas por eles apresentados, uma vez que os mesmos procuram responder aos anseios da Educação.
Participaram do simpósio 27 pesquisadores de diferentes áreas, dentre eles estudantes do curso de Mestrado em Avaliação Educacional, membros do NUPECE, directores de diferentes escolas do distrito de Mandimba, docentes universitários e das escolas primárias e secundárias do distrito e a Sociedade Civil.
A participação da sociedade no encontro levou a Prof. Alice Freia a afirmar, já no termo deste, que a ligação entre a escola e a sociedade deve continuar, pois permite uma aprendizagem constante e busca de soluções para os problemas da profissão docente.
O NUPECE tem como linhas de pesquisa a educação inclusiva, a formação de professores, o processo de ensino e aprendizagem e qualidade e a contextualização da aprendizagem, tendo como meta abranger a todos os distritos da província do Niassa.