UNIVERSIDADE ROVUMA LANÇA PROJECTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES-FORMADORES

A Universidade Rovuma (UniRovuma) vai lançar, na próxima Segunda-feira, um projecto visando a formação de professores-formadores, com vista a melhoria da qualidade de ensino primário em Moçambique.

Denominado Qualidade da Educação pela Qualidade na Formação de Professores-Formadores (QuEProf), o projecto será implementado com a colaboração da Universidade de Leipzig e com o apoio da Agência Alemã para Intercâmbio Universitário (DAAD).

Este cobrirá o período de 2021 à 2024, destinando-se, especificamente, a introdução de um curso de Mestrado para a formação desses professores-formadores, considerado um pré-requisito para o objectivo que se pretende alcançar, que é a qualidade de ensino.

Para se atingir a qualidade no nível primário, impõe-se necessária uma formação superior de professores, com o fim de solucionar problemas específicos que apoquentam as escolas do País, especialmente a escrita e os cálculos matemáticos.

É pensando nestes aspectos que estas duas instituições de ensino superior desenharam projecto, o qual aspira a uma profissionalização na formação, a elaboração de perfis e ampliação da cooperação inter – universitária.

A Universidade de Leipzig é uma instituição com perfis diversificados e oferece cursos em diferentes áreas como ciências humanas, sociais, naturais e medicina, tendo, ainda, grande peso na formação de professores.

Dispõe de uma rede ampla de contactos e acordos com outras universidades estrangeiras, investigação científica e, por conta disso, promove várias actividades internacionais.
O lançamento do QuEProf, a decorrer de forma virtual, será feita pelos Magníficos reitores das Universidades Rovuma e de Leipzig, respectivamente, os Prof. Doutores Mário Jorge Brito dos Santos e Beate Schücking.

O projecto está a ser coordenado pelo Prof. Doutor Laurindo Caetano, Director da Faculdade de Educação e Psicologia da UniRovuma, e pela Prof. Doutora Maria Hallitzky, Professora de Didática Geral e Pedagogia Escolar do Ensino Médio na Faculdade de Educação da Uni-Leipzig.