Acessos: 602

A Universidade Rovuma, abreviadamente designada por UniRovuma, com sede na Cidade de Nampula, é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica e goza de autonomia estatutária e regulamentar, científica, pedagógica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar.

Criada ao abrigo do Decreto no 7/2019 de 18 de Fevereiro no âmbito da reestruturação do Ensino Superior, ela engloba os recursos humanos, materiais e financeiros da extinta Universidade Pedagógica (UP-Nampula, UP-Niassa e UP-Montepuez) e funciona na região norte, concretamente, nas províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado.

A data da criação da UniRovuma é o dia 29 de Janeiro, portanto, o dia da Universidade. Esta é uma data comemorativa para toda a Comunidade académica da UniRovuma.

Constituem símbolos da Universidade Rovuma a bandeira, o emblema, o hino e o logotipo, aprovados pelo Conselho Universitário (COUR). A descrição do emblema, logotipo, e da bandeira da UniRovuma constam de regulamento próprio que define também as regras do respectivo uso.

Bandeira da UniRovuma Emblema da UniRovuma Logotipo da UniRovuma