A Universidade Rovuma celebra Dia de Portas Abertas

A Universidade Rovuma (UniRovuma) celebrou, na última semana de outubro, o Dia de Portas Abertas, efeméride e replicada em todas suas unidades orgânicas, com actividades diversas que envolveram não apenas estudantes e docentes desta instituição de ensino superior, como também as comunidades circunvizinhas.

No seu principal Campus Universitário de Napipine, piquetes de estudantes de diferentes cursos exibiram suas exposições em pequenos stands improvisados, a partir de onde mostraram as suas habilidades em áreas dos cursos que estão a frequentar.

Numa ronda pelos stands, notamos a presença de discentes dos cursos de Física, Psicologia, Pedagogia, Biologia, Química, Língua Chinesa, entre outras áreas de conhecimento, com os estudantes empenhados em exibir aquilo que assimilaram ao longo do presente ano lectivo.

Um pequeno consultório para o atendimento de indivíduos usuários de substâncias psicoativas foi nota de destaque na exposição, a cargo do Prof. Doutor Rosário Sunde, docente desta instituição de ensino e que gere, na cidade de Nampula, um escritório de assistência aos toxicodependentes.

A Faculdade de Educação e Psicologia foi a que mais estudantes expositores teve, tendo simulado aulas para as primeiras classes do ensino primário de escolas vizinhas do Campus de Napipine.

Após a exposição que se prolongou até a meio dia, o director Pedagógico da Universidade Rovuma, o Prof. Adelino Inácio Assane, distribuiu diplomas de participação aos estudantes envolvidos na feira, apelando-lhes para, continuamente, participarem nestas actividades organizadas pela instituição em cada ano lectivo.

Já no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências, antiga Extensão do Niassa, as celebrações centraram-se na divulgação de actividades realizadas e os cursos leccionados nesta instituição de ensino superior.

Participaram deste evento, 48 alunos da Escola Secundária Cristiano Taimo (ESCT), 102 do Colégio Nelson Mandela (CNM) e 4 Professores de ambas instituições de ensino.

O dia das Portas Abertas da UniRovuma foi caracterizado, igualmente, pelas visitas guiadas às instalações do Instituto, nomeadamente o campo de ensaios agrícolas, os laboratórios de Biologia, de Química, de Geociências, Biblioteca e Sala de Informática.

Depois de percorrerem as instalações, os visitantes foram conduzidos ao anfiteatro, local em que foi exibida uma peça teatral pelo grupo cultural da UniRovuma-Niassa, divulgados os cursos para o ano 2024 e a declamação de poesia pelos alunos.

Durante a divulgação dos cursos que funcionarão no ano 2024, o Mestre Juma Mayawo, chefe de Departamento de Registo Académico (DRA) falou dos critérios para inscrição aos exames de admissão na Universidade Rovuma, encorajando os alunos que se encontram a frequentar a 12ª classe a inscreverem-se.

Mas, antes do desenvolvimento das actividades supracitadas, o representante da directora do Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências, Prof. Doutor Almeida Meque Gomundanhe manifestou a sua satisfação pela realização deste evento, explicando que as portas abertas significam que a Universidade está à disposição das comunidades para o desenvolvimento de eventos de extensão.