GEDAC discute qualidades humanas do professor e de ensino

Mais de trinta profissionais do sector da educação consideraram, recentemente, que a educação de qualidade para os alunos em contexto actual deve resultar do exemplo moral e da competência profissional dos professores a diferentes níveis.

O facto foi constatado numa palestra organizada pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Cognição (GEDAC), vinculado à Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), realizada na Escola Consolata, baseada na cidade de Nampula.

A palestra decorreu sob o lema Qualidades Humanas do Professor e Qualidade de Ensino, a mesma foi orientada pelo MA. Faque Tuair, docente da FEP, no Departamento de Psicologia, e foi uma das actividades de extensão de natureza interventiva, através de formação e actualização de professores de ensino básico, secundário e educadores de infância.

No encontro foram abordados temas como a linguagem pedagógica, a assiduidade e pontualidade, a competência e maturidade profissional, o dinamismo, a educação baseada em exemplos práticos que espelham a actualidade e o trabalho em equipe.

Os itens discutidos na palestra são considerados pertinentes para o sucesso da actividade docente e da aprendizagem dos alunos, considerando-se que os mesmos favorecem a contínua actualização de conhecimentos de professores e diversificação de estratégias pedagógicas, de modo a atender as diversidades em contextos educativos.

Participaram no evento 34 profissionais de educação, prevendo-se que no futuro ocorram mais palestras de género e de outra índole, na senda dos objectivos perseguidos pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento, Aprendizagem e Cognição.