Niassa acolhe curso de Doutoramento em Educação

O Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências (ISDRB), uma unidade orgânica da Universidade Rovuma (UniRovuma), está a acolher, desde finais do ano passado, o Doutoramento em Educação, facto que ocorre pela primeira vez naquela região e sob umbrela desta instituição de ensino superior.

Doutoramento em Educação é o resultado de uma parceria firmada entre a Universidade Rovuma e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Brasil, depois de negociações havidas envolvendo os dois reitores, respectivamente, os Prof. Doutores Mário Brito dos Santos e Joviniano de Santana Filho.

Este Doutoramento acolhe 18 doutorandos, sendo todos eles moçambicanos e da UniRovuma, e ministrado por docentes brasileiros em funções naquela instituição, os quais dois deles já estiveram na sede da ISDRB, em Lichinga, para lecionarem os dois primeiros módulos do curso.

O Doutoramento Internacional em Educação é uma continuidade do Mestrado em Avaliação Educacional, que está na sua segunda edição no ISDRBC. Este resulta de uma série de debates em torno de pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE), levado a cabo pelo Instituto Superior em Niassa.

O arranque do Doutoramento em Educação foi marcado pela vinda à Lichinga dos Prof. Doutores Alfrâncio Ferreira Dias e Cláudio Pinto Nunes, respectivamente, coordenador e vice-coordenador do Programa de Doutoramento na UFS.

Durante a cerimónia de abertura do curso, a Profa. Doutora Alice Binda Freia, directora do ISDRB, falando em representação do Magnífico Reitor, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, enalteceu este feito e congratulou aos beneficiários, considerando esta oportunidade como um ganho imensurável para a UniRovuma, no geral, e, de forma particular, para Niassa.

Este Doutoramento ficará eternamente marcado, tanto na memória da UFS, quanto na da UniRovuma, possibilitando a descolonização das nossas mentes, salientou a Profa. Alice Binda Freia.

Por sua vez, o Professor Joviniano de Santana Filho, Magnífico Reitor da UFS, afirmou que o Programa de Doutoramento iniciado em Lichinga é muito especial para o Brasil e para a instituição que dirige, de forma particular, no quadro do Programa de Pós-graduação e a internacionalização desta Universidade, em geral.

Esperamos que este marco possa transformar os nossos alunos na educação, precisou o Prof. Santana Filho, acrescentando que nos orgulhamos por estes 18 estudantes e pelo início do Doutoramento, esperando que o mesmo sirva para a melhoria da forma de ser e estar na sala de aula e da qualidade de ensino.

Para o Prof. Doutor Cláudio Pinto Nunes, vice-coordenador do Doutoramento na UFS, frisou que o memorando se materializa porque a sua instituição encontrou um parceiro interessado em estabelecer esta parceria de internacionalização desta universidade através da formação de Doutores.

Esperam que este curso possa fortalecer a UniRovuma, aumentando o número de Doutores e pesquisadores com este nível e que respondam com as exigências nacionais e internacionais, de modo que estes possam potencializar os seus estudantes a mobilizarem novas experiências, frisou Nunes.

Na mesma ocasião, o Prof. Doutor Almeida Meque Gomundanhe, director- adjunto da Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação do ISDRB, sustentou que a formação representa um marco histórico para a província de Niassa e para a UniRovuma, pois oferecerá quadros qualificados, que contribuirão para o crescimento de diferentes áreas, principalmente da Educação.

Este decorrerá de forma híbrida a partir do ISDRB e conta com dezoito (18) Doutorandos bolseiros, sendo treze (13) homens e cinco (5) mulheres.

Numa primeira fase, o memorando abrange, apenas, docentes da UniRovuma, os quais, desde já, têm a oportunidade de se formarem sem precisar de se deslocar ao Brasil. A formação terá a duração de quatro anos e será totalmente financiado pela UFS, num valor não revelado pelas nossas fontes.