O reitor da Universidade Rovuma pede uma maior colaboração e respeito pelo bem público

AOS NOVOS QUADROS RECENTEMENTE EMPOSSADOS

Um total de 10 quadros da Universidade Rovuma, entre directores, directores-adjuntos e chefes de departamentos e administrador foram empossados, recentemente, para preencherem cargos de chefia até então vagos, segundo o novo organigrama desta instituição de ensino superior.

Falando na cerimónia de tomada de posse, realizada na reitoria da UniRovuma, o Magnífico reitor da instituição, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, pediu aos novos dirigentes uma maior colaboração com os seus subordinados e o respeito pelo bem público.

Não podem pensar que vão dirigir algo particular e/ou privado; já existem regras em curso estabelecidas pelo governo, por isso respeitem-nas por forma a evitar cometer erros”, precisou Brito dos Santos, acrescentando que o que devem fazer é inovar as formas de trabalho dentro dos parâmetros legais.

Por isso, adiantou, informem-se sobre a legislação e todos os regulamentos existentes, tanto os produzidos pelo governo quanto os internos, para evitarem atropelos no desempenho das funções a que acabamos de vos confiar.

O respeito dessas regras e as inovações que possam ser feitas e introduzidas pelos empossados deverão resultar em melhorias do desempenho institucional, segundo o Prof. Brito dos Santos, obedecendo a algumas fórmulas, constantemente reiteradas por si.

Uma dessas fórmulas, muitas vezes vincada pelo reitor da UniRovuma em cerimónias similares, é a comunicação persistente entre as chefias e seus colaboradores, pois ela é o pilar através do qual a instituição poderá alcançar resultados que a dignifiquem aos níveis local, nacional e internacional.

Na sua intervenção, Brito dos Santos destacou, ainda, as mudanças que a UniRovuma introduziu em termos estruturais, com a transformação das Extensões em Institutos, o que lhe permite adoptar, gradualmente, mais cursos orientados para o saber-fazer, a escassez de recursos financeiros, a necessidade de elaborar mais projectos financiáveis, entre outros aspectos.

Quem são os empossados

Trazemos aqui a relação dos novos directores, adjuntos e chefes de departamentos empossados, com base na lista que nos foi facultada pela Direcção dos Recursos Humanos. Assim, tomaram posse: a Mestre Alice Abdala Omar, para directora do Centro Cultural da UniRovuma, em substituição da Mestre Marta Machava, neste momento no Brasil a fazer o doutoramento; o Prof. Doutor Castigo José Castigo, para director da Faculdade de Ciências Económicas Empresariais, substituindo o Prof. Doutor Atumane Ossofo; o Prof. Doutor Jaime Murambire, para director do Centro de Estudos e Políticas e Práticas Educativas, uma área recentemente introduzida.

A Prof. Doutora Celina Bahule foi conduzida à diretora-adjunta da Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias; o Dr. António Missomal, para administrador da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais; a Dra. Judite Mapoissa, para chefe do Departamento da Biblioteca e Mediática; a Mestre Rosita Paulo Cuco, chefe do Departamento de Práticas Técnico Profissional e Estágio na Direcção Pedagógica; o Mestre Sérgio Huo, chefe do Departamento de Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia.

Para terminar a lista, a Mestre Sónia Sara Cumbe vai ocupar a chefia do Departamento de Admissão e Avaliação de Processo de Formação na Direcção Pedagógica e a Dra. Márcia Clemente, para chefe da Secretaria Geral.