A UNIROVUMA ACOLHE O LANÇAMENTO DO LIVRO “O DESAFIO MOÇAMBICANO DA LAICIDADE”

A Universidade Rovuma e o Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE) lançaram, na última Segunda-feira, em Nampula, o livro “O Desafio Moçambicano da Laicidade”, uma obra organizada pelo Professor Catedrático Severino Ngoenha e que contou com a participação dos  professores Felizardo Pedro Nicula, Arcénio Cuco e Agostinho Bom Filho.

O lançamento da obra realizou-se no Centro Cultural da UniRovuma (CECUR) e contou com a presença de inúmeras individualidades, entre elas o Vice-reitor da instituição, Ibrahimo Mussagy.

O organizador da obra, Severino Ngoenha, solicitado a tecer alguns comentários em torno da mesma, afirmou ter participado, pessoalmente, em muitos encontros com várias pessoas de diferentes culturas em todas as províncias da região, com intuito de criar pontes que levasse a que as pessoas pudessem juntos coabitar, não obstante as diferenças das suas crenças.

“O instrumento disso é a nossa Constituição da República que define Moçambique um país laico; e um país laico significa que cada um tem direito às suas praticas religiosas, mas tem o dever de respeitar as convicções dos outros. O estado nasce como garante disso”, explicou Ngoenha.

Ele acrescentou que a equipa que produziu o livro apoiou-se em três instrumentos, designadamente, o facto de estar em curso a legalização dum observatório das religiões, o processo de aprovação dos cursos de licenciatura e mestrado sobre ciências religiosas o último a própria redacção do livro.

Questionado sobre os recentes ataques realizados pelos insurgentes à Reserva Especial do Niassa, uma das principais áreas protegidas de Moçambique, Ngoenha respondeu que o posicionamento dele a respeito já consta do livro.

“Há necessidades de pensarmos em um conhecimento maior daquilo que nós somos, das nossas especificidades, mas, sobretudo, das nossas diferenças. Em segundo lugar, há necessidade de pautarmos pela tolerância, e tudo isto pode ser alimentado por um conhecimento e aplicação mais rigorosa daquilo que é a Constituição de Moçambique”, acrescentou a fonte. 

Para Severino Ngoenha, a laicidade de que falamos significa a liberdade de prática de culto, mas, ao mesmo tempo, uma tolerância intrínseca daqueles que podem não acreditar as mesmas coisas que nós”.

Por seu torno, o Vice-reitor para área Académica, Ibraimo Mussagy, falando como um dos convidados ao encontro, sublinhou que a Universidade tem o desafio de promover a pesquisa e disseminá-la, sendo a elaboração deste livro o resultado desse árduo trabalho. 

Segundo o Vice-reitor, a questão de tolerância não deve ser vista numa perspetiva da tolerância religiosa, mas também da tolerância política, do respeito mútuo e da valorização destas diferenças no seio do pluralismo em Moçambique.

“Em resposta a um dos eixos que o livro menciona, nós já demos o primeiro passo, os nossos cursos de licenciatura e mestrado em ciências da religião estão em passos largos e, neste momento, estamos à espera da sua acreditação pelas entidades competentes. Se estiverem criadas as condições, estes cursos entrarão em vigor no próximo ano, tornando a nossa instituição a primeira no país a incluir nos seus curriculas”, continuou o Vice-reitor.

ENDEREÇO

Reitoria
Avenida Josina Machel nº 256

Tel.: (+258) 840731777
Caixa Postal 544
E-mail: secretariageral@unirovuma.ac.mz
Nampula-Moçambique
Campus Universitário de Napipine
Bairro de Napipine – Cidade de Nampula

Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências
Campus Universitário – Bairro de Nangala
Telefax: 27121520
Caixa Postal no. 04
Cidade de Lichinga
E-mail: urniassa@unirovuma.ac.mz

Instituto Superior de Recursos Naturais e Ambiente
Campus Universitário de N'coripo
Cidade de Montepuez
Caixa Postal no. 04
E-mail: unirovuma-cd@unirovuma.ac.mz
Tel. 20030181- Montepuez

Instituto Superior de Transportes, Logística e Telecomunicações
Pousada do CFM – Av. do Trabalho (Baixa)
Rádio Watana - Cidade Alta
Cidade de Nacala-Porto
E-mail: isttc@unirovuma.ac.mz