A Faculdade de Ciências, da Universidade Rovuma (UniRovuma), acaba de celebrar o “Dia do Geólogo”, uma efeméride comemorada sob o lema “Definir, Valorizar e Proteger os Nossos Minerais Críticos”, área sobejamente rica e cujas atribuições são pouco conhecidas, especificamente em Moçambique.
Falando num encontro com estudantes e outros participantes ao evento, o director da Faculdade de Ciências, Elias Maxombe, afirmou que as celebrações do “Dia do Geólogo” visaram estimular o interesse dos discentes pela pesquisa e inovação na Geologia.
Para Maxombe, este constituiu, igualmente, uma oportunidade para a sociedade em geral ter mais informações sobre a Geologia e o seu impacto em suas vidas, além de aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho.
O director da FC apontou que o dia surge em homenagem aos profissionais que se dedicam ao estudo da Terra, sua estrutura, processos e recursos. “Esta comemoração é o reconhecimento de quão é importante o profissional geólogo na sociedade, e constitui uma oportunidade para que os actuais profissionais e do futuro se reúnam, compartilhem experiências e discutam os desafios e inovações do sector para o desenvolvimento do país”, sublinhou Elias Maxombe.
Segundo este dirigente, “Moçambique tem a sorte de estar sentado por cima de vários recursos minerais”, e uma parte deste mineral dispõe de uma magnífica atração ao nível internacional, porque é usado para produzir uma variada gama de objectos para diferentes aplicações.
Os profissionais e estudantes, de acordo com o orador, devem assumir, com grande responsabilidade, a exploração e pesquisa de recursos minerais cobiçados e explorados a nível internacional.
O evento, realizado no Campus Universitário de Napipine, contou com a presença de representantes do Instituto Nacional de Minas (INAMI), do Centro de Geomologia e Lapidação (CGL), docentes do curso de Geografia e estudantes do primeiro ao quarto ano do curso superior da área.
Exposição e palestras com temas “Minerais Críticos de Moçambique: Definição, Valorização e Preservação; Ensino da Geologia e o Perfil do Graduado na UniRovuma, entre outros, deram corpo às festividades comemorativas do “Dia do Geógrafo”, assinalado a 22 de Junho.