ALTA COMISSÁRIA DO REINO UNIDO EM MOÇAMBIQUE VISITA UNIVERSIDADE ROVUMA

A Alta Comissária do Reino em Moçambique, Helen Lewis, visitou, na última Terça-feira, a Universidade Rovuma, com o objectivo de apresentar os programas de bolsas de estudo e discutir aspectos relacionados aos critérios de seleção de candidatos para continuarem a sua formação naquele país europeu.

Helen Lewis foi, no mesmo dia, recebida pelo reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, com quem discutiu assuntos de diferentes índoles, mas com mais incidência aos programas de bolsas de estudo disponibilizadas por entidades governamentais e privadas britânicas.

Num encontro com a comunidade universitária, Helen Lewis explicou que a escolha desta instituição superior de ensino para lançar os programas teve em conta ao fraco número de concorrentes da região Norte do país às bolsas disponibilizadas pela Grã Bretanha, contrariamente às outras regiões geográficas de Moçambique.

A nossa presença na Universidade Rovuma é uma das formas de incentivar a comunidade universitária a manifestar a sua candidatura aos programas de bolsas que temos disponíveis para o próximo ano, frisou a Alta Comissária britânica.

Por seu turno, o Prof. Brito dos Santos sublinhou que o Reino Unido é um dos países que disponibiliza mais bolsas de estudo, sendo esta uma oportunidade de perceber deles como é feita a selecção dos bolseiros que queiram estudar na Grã Britanha.

Mas, estamos cientes de que a nossa comunidade académica e muitos cidadãos desta da zona Norte do país, onde a uniRovuma está localizada, dificilmente conseguem ser apurados para uma bolsa de estudos naquela nação europeia, reconheceu Dos Santos.

Considerando a língua inglesa como o principal entrave para muitos cidadãos, o reitor da UniRovuma instou aos presentes para que usem a oportunidade para se candidatarem a estas vagas.