AS UNIVERSIDADES DEVEM PROMOVER O BEM-ESTAR DOS MOÇAMBICANOS

O Vice-reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma) para área académica, Prof. Doutor Ibraimo Mussagy, defendeu hoje que as universidades devem promover o bem-estar dos moçambicanos, através da divulgação do saber científico que produzem em resultado das pesquisas que têm efectuado em diferentes áreas.
O Prof. Mussagy falava durante a abertura do II Simpósio Distrital de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente a decorrer no povoado de N’Sauca, no distrito de Sanga, província de Niassa, organizado pelo Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociência (ISDRB), unidade académica da Universidade Rovuma.
O simpósio decorre sob o lema Pesquisa e Extensão, Contribuindo para o Desenvolvimento da Educação e do Meio Ambiente.
Para o Vice-reitor académico, as inovações resultantes das pesquisas devem ser compreensiveis para que possam ser transferíveis às comunidades e resolvam os problemas que apoquentam a estas. Ao manifestar a sua satisfação pelo número de trabalhos científicos que serão apresentados no simpósio, afirmou que as instituições de ensino superior devem fazer com que a tríade ensino, pesquisa e extensão se complemente, pois só assim é que elas estarão a cumprir com o seu papel na sociedade em que as mesmas estão inseridas.
No simpósio serão apresentadas mais de uma centena de comunicações resultantes de pesquisas realizadas por docentes e estudantes da UniRovuma e de outras instituições de ensino superior. Pesquisadores brasileiros vão, igualmente, apresentar suas comunicações, o que, para o Vice-reitor, é uma oportunidade para eles continuarem a partilhar o seu saber e experiências com a Universidade Rovuma.
Na sessão desta manhã lançou-se uma obra intitulada " A Geografia de (em) Moçambique – Percursos e Desafios Actuais", um livro cuja coletânea foi organizada por dois docentes da UniRovuma, nomeadamente, Alice Binda Freia, Francisco Gonçalves Nhachungue, e um brasileiro, Rosemberg Ferraci.