As Universidades Rovuma e Phetchaburi Rajabhat dão passos na sua cooperação

A Universidade Rovuma (UniRovuma) e tailandesa de Phetchaburi Rajabhat iniciaram acções para pôr em prática a sua cooperação, com a ida, em finais do ano ou princípio do próximo, àquele país asiático de uma dezena de funcionários, no quadro da mobilidade acordada por estas duas instituições de ensino superior.

O anúncio foi feito na cidade de Nampula, durante conversações entre as delegações das duas Universidades, no âmbito da visita que quadros superiores da Phetchaburi Rajabhat efectuaram, em finais de junho, à Universidade Rovuma.

Segundo o Magnífico reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, a mobilidade vai abranger, numa primeira fase, docentes mais jovens por forma a que estes ganhem mais experiência e maturidade, estudantes e funcionários do corpo técnico administrativo.

Vamos priorizar os nossos docentes jovens porque eles precisam de muito intercâmbio para ganharem mais experiência, sublinhou Brito dos Santos, explicando que os abrangidos devem ser professores e estudantes das ciências agrárias, provenientes não apenas da sede, mas também dos institutos de Niassa e Cabo Delgado.

O Prof. Brito dos Santos apelou aos seus colaboradores para aproveitarem o máximo do que esta instituição tailandesa oferece no quis diz respeito à investigação e pesquisa, ao processo de ensino e aprendizagem e outras áreas que beneficiem a Universidade Rovuma.

Esta visita surge em retribuição da que foi feita por uma delegação da UniRovuma em Novembro do ano passado e na comitiva tailandesa fazia parte um dos principais conselheiros do Rei da Tailândia, o que, para Brito dos Santos, constitui sinónimo da importância que a Phetchaburi Rajabhat University atribui à cooperação connosco.

Aliás, o presidente desta Universidade tailandesa, Prof. Doutor Sanor Klinngam, disse, em entrevista ao Masu a Asomi, que a Universidade Rovuma é a primeira instituição africana de ensino superior a firmar acordo de cooperação com a Phetchaburi Rajabhat.

A vossa Universidade é a primeira africana a caminhar connosco em alguns projectos cobertos pelo acordo de cooperação que assinamos outrora no nosso país, por isso, a partir daí estão abertas as portas para juntos desenvolvermos aquilo que é benéfico para as nossas instituições, explicou o Prof. Sanor Klinngam.

Deslocaram-se à Nampula nove dirigentes da Phetchaburi Rajabhat University, encabeçados pelo respectivo Presidente, Prof. Assistente e Doutor Sanor Klinngam.

Durante a sua estadia em Nampula, a delegação universitária tailandesa visitou, igualmente, a Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias – Campus de Namaita e o Instituto Industrial de Nampula, local onde vai funcionar o Bloco Administrativo da UniRovuma e outros gabinetes.

A Phetchaburi Rajabhat University foi fundada em 1926 na província de Ratchaburi, tendo iniciado como uma escola de formação de professores em agricultura. Depois de transformações operadas ao longo da sua existência, ela obteve o estatuto de Universidade em 2004, passando a designar-se por Phetchaburi Rajabhat University.

Ela situa-se numa cidade com mais de 23 mil habitantes, posiciona-se no septuagésimo lugar no ranking das 125 instituições de ensino superior existentes no país, oferece mais de 30 cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, distribuídos por sete faculdades, designadamente, Agricultura, Educação, Ciências Sociais e Humanas, Tecnologia Industrial, Informação Tecnológica, Gestão e Ciência e Tecnologia.