Faculdade de Educação e Psicologia celebra Dia Mundial de Actividade Física

A Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) celebrou, recentemente, o Dia Mundial de Actividade Física, com várias actividades organizadas pelo Núcleo de Investigação em Treino Desportivo e Exercício Físico.

Segundo fontes ligadas a esta unidade orgânica, as actividades foram realizadas em coordenação com o Departamento de Educação Física e Desporto, as quais envolveram palestras, debates, ginástica massiva e competições desportivas.

Estas actividades contaram com a participação de estudantes do Curso de Licenciatura em Ensino de Educação Física e Desporto desta instituição, da Academia Militar Marechal Samora Machel e do Instituto Médio de Desporto e Educação Física de Nampula.

O Dia Mundial de Actividade Física celebra-se a 6 de Abril de cada ano, e as actividades programadas pela FEP iniciaram no dia anterior com uma palestra subordinada ao tema A actividade física e doenças cardiometabólicas, proferida pelo Mestre Domingos Carlos Mirione.

O orador destacou a importância da prática da actividade física como meio de combate e prevenção de doenças cardiometabólicas, que estão entre as principais causas de morte a nível mundial, com tendência de crescimento no seio de países de baixa e média rendas.

O papel do profissional de Educação Física na promoção da saúde na comunidade foi outro tema discutido no encontro, tendo este sido apresentado por um painel composto por três antigos estudantes do curso de Licenciatura em Ensino de Educação Física e Desporto da Universidade Rovuma, nomeadamente, os doutores Joaquina Assane Saidia, Rufino Marrupo e  Osvaldo Domingos Miquitosse, este último moderador da discussão.

Eles partilharam as suas experiências de como usam o conhecimento e as competências que adquiriram na Universidade Rovuma para promover a saúde na comunidade através de treinos massivos e personalizados aos domicílios, assim como a prestação de serviços nos ginásios da praça.

Um destes palestrantes, Rufino Marrupo, fundou a empresa Logym, a qual está a ter sucessos ao nível da cidade na prestação de diferentes serviços de saúde física como ginástica e natação.

As actividades de celebração do Dia Mundial de Actividade Física continuaram no dia seguinte fora do recinto universitário, concretamente no salão de jogos da Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação, com actividades físicas abertas ao público interessado.

O director da FEP, Prof. Doutor Laurindo Caetano, esteve presente na sessão em que participaram, igualmente, estudantes e docentes das instituições supramencionadas e funcionários das direcções provinciais da Juventude, Desporto e Emprego e Educação e Desenvolvimento Humano.

Enquanto os jogos decorriam, o NITDEF foi oferecendo aos presentes serviços de avaliação da aptidão física (estatura, peso, IMC, gordura e água corporais, massas óssea e muscular, volume calórico, força, flexibilidade) tensão arterial e aconselhamento para actividade física e saúde. A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) aproveitou a ocasião oferecendo, no local, os seus serviços de atribuição de Número Único de Identificação Tributária (NUIT) e educação financeira.