FCAA implementa “Fazenda Universitária”

Como forma de dar corpo à parceria que assinou, no ano passado, com entidades agrícolas privadas, a Universidade Rovuma (UniRovuma) está a implementar a “Fazenda Universitária”, no Campus Universitário de Namaita, a cerca de 30 quilómetros a sul da cidade de Nampula.

O projecto, ocupando uma área de 200 hectares, é desenvolvido pela Faculdade de Ciências Agrárias e Alimentares (FCAA), com o apoio da PROMA, a qual fornece insumos agrícolas e tecnologia ao abrigo de uma parceria público-privada assinado em agosto de 2023.

Fazem igualmente parte desta parceria público-privada a TECAP, NUTAGRI, EMAQ e AJAP (Associação de Jovens Agricultores de Portugal).

Dos 200 hectares disponíveis no átrio do Campus de Namaita, 25 hectares são destinados ao campo de ensaio e o restante espaço repartir-se-á aos estudantes para trabalhos práticos., cabendo a cada um entre 300 a 500 metros quadrados.

O director da Faculdade de Ciências Agrárias e Alimentares, Prof. Doutor Pompílio Vintuar, explicou que a Fazenda Universitária será um centro de excelência e de transferência de tecnologia, pois existem condições ecológicas favoráveis para a formação de quadros agroagrários.

Segundo o Prof. Pompílio Vintuar, a Fazenda Universitária é um dos três projectos que a Faculdade de Ciências Agrárias e Alimentares, sendo outros dois, designadamente, UniRovuma na Machamba do Agricultor e Unidade de Compostagem, este último financiado pelo Banco Mundial.

Queremos nos estabelecer nesta região (Namaita), viver com a comunidade local e modernizar o processo de ensino e aprendizagem na base de trabalhos práticos, sublinhou o director da FCAA, acrescentando que os estudantes terão a oportunidade de produzir, nos seus espaços, milho, feijão e soja.

Como nos referimos anteriormente, a Fazenda Universitária é desenvolvida na base da parceria público-privada, cujo lançamento foi feito naquele povoado. São objectivos da parceria o fornecimento de insumos, serviços agrotécnicos e de mecanização, a criação de laboratórios para análise de solos e testagem de sementes.

A mesma visa, igualmente, o desenvolvimento de centros de excelência para incubação de empresários agrícolas e de mecanização agrícola para a investigação, treinamento, uso e manutenção.