Finalmente, a Universidade Rovuma já tem sistema de gestão autónomo

A Universidade Rovuma passou a ter o seu próprio sistema de gestão académico e financeiro, depois de concluída a transição do mesmo da Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo) para a UniRovuma, na base de um acordo assinado, recentemente, entre estas duas instituições públicas de ensino superior.

O acordo foi chancelado na cidade de Maputo, entre os reitores da UniRovuma e da UP-Maputo, respectivamente, os Prof. Doutores Mário Jorge Brito dos Santos e Jorge Ferrão, os quais manifestaram a sua satisfação pelo trabalho desenvolvido pelas equipas de Registo Académico e técnicos das TIC’s das duas instituições.

Com a transição ora concluída, descrita como pacífica e segura, a UniRovuma passa a gerir o seu próprio sistema, designado Sistema de Gestão Universitária da Universidade Rovuma (SIGEUR), saindo do anterior SIGEUP, Sistema de Gestão Universitária da Universidade Pedagógica.

Falando a este Boletim Informativo dias depois da cerimónia, o Magnífico reitor da UniRovuma afirmou que a instituição que dirige deu um salto significativo em todas as vertentes, rumo à consolidação de uma academia mais forte.

O sistema, segundo Mário Jorge dos Santos, permitirá à Universidade fazer um melhor e eficiente controle de processos no Registo Académico, na área financeira, nas pesquisas e trabalhos científicos, entre outros serviços pertinentes da instituição.

A Universidade Rovuma existe há cinco anos depois da reestruturação da antiga Universidade Pedagógica de Moçambique. Desde essa altura até então, o sistema de gestão era gerido pela actual Universidade Pedagógica de Maputo.

Contudo, pouco tempo depois, outras instituições que resultaram do processo de reestruturação da UP – Maputo adoptaram o seu próprio sistema.

Procuramos saber do Prof. Brito dos Santos as razões dessa demora, ao que nos respondeu: o sistema foi transferido tardiamente porque os quadros da UP-Maputo não estavam disponíveis, pois alguns foram à reforma e outros transferidos para outras instituições públicas e/ou privadas. Até março último já teríamos o nosso próprio, infelizmente isso não ocorreu pela razões mencionadas.

A UP – Maputo criou todas as condições para que o sistema de gestão passasse à Universidade Rovuma, facto louvado e elogiado por Brito dos Santos, o qual sublinhou esperar que este intercâmbio inter-universitário prevaleça por mais tempo.

Por outro lado, a fonte deu a conhecer que a Universidade Rovuma adquiriu recentemente um conjunto de servidores físicos, integrados num datacenter, para reforçar os seus serviços institucionais, mantendo o sistema operativo na nuvem. Este investimento, que inclui a infraestrutura do datacenter, teve um custo significativo, variando entre 6 e 12 milhões de meticais, segundo fontes da instituição.

Com estes novos equipamentos, foi possível transferir todos os dados dos estudantes que já concluíram os seus estudos na UniRovuma, com excepção dos da antiga Universidade Pedagógica. Com o novo sistema, as acções de controle são muito mais sofisticadas, com ele evitam-se fraudes e vamos melhorar a segurança dos nossos meios de verificação para não serem invadidos por piratas cibernéticos, rematou o Prof. Mário Jorge Brito dos Santos.

Na assinatura do acordo para a transição do sistema, o Prof. Brito dos Santos fazia-se acompanhar dos Prof. Elisa José Maria, directora do Registo Académico, Adelino Assane, Assessor para o Desenvolvimento Académico e Institucional, os Mestres Bruno Alfredo Gamito, director das TIC’s, Isidro António Jorge, chefe de Departamento no Registo Académico para a área de Certificação, e Leonel César Brito dos Santos, chefe de Departamento na Direcção das TIC’s.