Incentivo à Leitura e Cálculo: Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências de Niassa motiva alunos do ensino básico

O Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências, uma unidade académica da Universidade Rovuma (UniRovuma), promoveu, recentemente, um concurso de leitura e cálculo, junto de escolas básicas e primárias completas baseadas na cidade de Lichinga, a capital provincial de Niassa.

O concurso foi realizado no âmbito do projecto Literacia e Numeracia, organizado pela Direcção dos Serviços de Documentação e Informação (DSDI) desta instituição de ensino superior.

Participaram nele as Escolas Básicas e Primárias Completas da Estacão, de Mitava, 23 de setembro, Amílcar Cabral e Consolata, não estando presente a de Chiulugo por razões não esclarecidas.

O concurso foi antecedido de capacitação de professores das respectivas escolas, realizada no passado mês de junho, no Centro de Pós-Graduação da UniRovuma – Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências.

A capacitação centrou-se em matéria de dinâmica de leitura e cálculo, abrangendo um total de 20 professores que leccionam a 3ª classe nas seis escolas primárias, 5 técnicos do DSDI e 2 docentes, sendo um do curso de Português e outro de Matemática.

O concurso teve como grupo alvo os alunos da 3ª classe num total de 16 discentes provenientes de seis escolas seleccionadas, sendo cinco Escolas Primárias Públicas e uma Privada, que serviu de escola de controle.

Dos concorrentes, três deles saíram vencedores do concurso, tendo recebido prémios como cadernos do tipo sebenta, livros infantis, escolares, lápis de cores, esferográficas. Todos premiados são da Escola Primária Consolata. Tratando-se de um concurso de crianças, todas elas receberam prémios, correspondentes a cadernos, lápis preto e de cores, livros infantis e esferográficas.