Moçambique deve dispor de investigadores mais competitivos

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara, instou os investigadores nacionais para serem mais competitivos nas suas pesquisas por forma a encontrarem soluções para os diversos problemas que impedem o desenvolvimento integral de Moçambique.

O Prof. Nivagara falava, recentemente, na cidade de Nampula, durante a abertura das 14ª. Jornadas Científicas e Tecnológicas de Moçambique e o 15º. Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo Fundo Nacional de Investigação (FNI).

Para o Prof. Daniel Nivagara, a inovação, a transferência de tecnologia e a investigação devem ser feitas numa base competitiva, pois só assim é que se podem produzir conhecimentos relevantes para fazer face aos inúmeros problemas que apoquentam o país e, consequentemente, aumentam a pobreza da sua população.

Os dois eventos visavam, de acordo com o titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, encorajar os investigadores nacionais de modo a se empenharem mais nas pesquisas.

Um outro aspecto encorajador e vincado pelo Prof. Nivagara na sua intervenção foi a divulgação dos resultados das mais de 100 pesquisas realizadas em todo o país, das quais 95 foram aprovadas pelo Fundo Nacional de Investigação.

Por seu turno, o Magnífico reitor da Universidade Rovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, considerou que a actual era digital coloca à disposição das pessoas um conjunto de ferramentas sem precedentes para enfrentarmos desafios e explorarem as oportunidades que contribuem para a melhoria do bem-estar das comunidades.

Fazendo jus ao lema com que foram baptizados os dois eventos, o Prof. Brito dos Santos disse que não se podia entendê-lo como uma frase, mas um apelo à acção e um lembrete do nosso potencial para transformar vidas através da inovação e do conhecimento na era digital.

Para o reitor da UniRovuma, há toda necessidade de se analisar a melhor forma de aproveitar o potencial existente, principalmente em sectores críticos e cruciais do país, como são os casos da agricultura, engenharia, a saúde, a educação, as ciências sociais e humanas, os recursos minerais, entre outros.

Brito dos Santos exemplificou o sector da agricultura que, segundo ele, constitui a espinha dorsal da economia de Moçambique e uma fonte  vital  de subsistência  para a maior parte dos moçambicanos.

No entanto, acrescentou o dirigente da UniRovuma, o sector enfrenta desafios significativos, designadamente, as alterações climáticas, infra-estruturas inadequadas, acesso limitado ao financiamento, fracas ligações ao mercado e a escassez de informações e suporte técnico.

Tanto as Jornadas Científicas quanto o Seminário de Divulgação dos Resultados foram organizados conjuntamente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Universidade Rovuma, tendo decorrido no Centro Cultural desta instituição de ensino superior.

Na manhã do primeiro dia do encontro, os participantes debateram a comunicação apresentada pelo Magnífico reitor da Universidade Licungo (UniLicungo), Prof. Doutor Boaventura Aleixo, com o tema genérico de Ética na Ciência: Avanços e Freios.