O REITOR DA UNIROVUMA APELA PARA ADOPÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA SANAR A CRISE FINANCEIRA

O Magnífico reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma), Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, reconheceu hoje, em Lichinga, que a instituição está a enfrentar uma crise financeira, a qual impacta negativamente no cumprimento dos seus objectivos.

O Prof. Brito dos Santos falava no decorrer de uma reunião do Conselho de Direcção Alargado, que decorreu no Campus de Nángala do Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências, no âmbito da visita que o reitor está a efectuar a esta unidade orgânica.

Segundo Brito dos Santos, a UniRovuma precisa de repensar a sua estratégia com vista a encontrar formas de saír do marasmo financeiro em que se encontra neste momento, o que deriva da situação conjuntural em que Moçambique se encontra presentemente.

A nossa instituição está muito carente em recursos materiais e financeiros, mas continuamos a dar o melhor de nós para servirmos com acuidade necessária os nossos estudantes, funcionários, docentes e a população em geral, explicou o reitor da Universidade Rovuma.

Por outro lado, e tomando em consideração as dificuldades financeiras, o reitor anunciou que a instituição vai rever a tanela de receitas internas para ajustá-la à nova realidade, proceder a avaliação do corpo docente, melhorar alguns documentos e criar unidades ainda em falta.

Ele voltou a chamar atenção aos membros de direcção para serem implacáveis a eventuais actos de corrupção a todos níveis, prática que mancha a boa imagem da instituição, que pretende ser uma referência regional, nacional e internacional.