O Conselho de Directores da Universidade Rovuma iniciou, na manhã desta quarta-feira, a sua primeira sessão ordinária do ano académico, com o reitor, Mário Brito dos Santos, a desafiar os gestores institucionais a reflectirem profundamente sobre o seu papel no combate ao desemprego em Moçambique.
Na abertura dos trabalhos, dos Santos sublinhou que a missão da UniRovuma não deve limitar-se apenas à formação de quadros, mas também contribuir para que os profissionais formados possam aplicar os seus conhecimentos na mitigação dos problemas que afectam o país.
"O nosso papel é formar indivíduos capazes de participar em iniciativas colectivas que visem reduzir o desemprego juvenil no nosso país", afirmou o reitor.
Segundo o responsável, as instituições de ensino superior não podem continuar a formar jovens que acabam por engrossar as fileiras dos desempregados, num país com vastos recursos e potencialidades ainda inexplorados.
"As manifestações a que assistimos hoje são, em grande parte, consequência da falta de oportunidades de emprego", reforçou.
Durante a sessão, que se prolonga até quinta-feira, serão debatidos diversos temas, incluindo o Relatório Anual de 2024 dos institutos académicos, o de Conta Gerência do ano transato, o orçamento para o presente exercício e a reforma do Registo Académico.
A sessão deverá terminar amanhã, Quinta-feira, após a apreciação dos pontos previamente definidos.