Os grandes amigos e família não se dizem adeus, mas sim um até logo!

A Professora Catedrática Sarifa Fagilde despediu-se dos seus colegas da Universidade Rovuma (UniRovuma), onde desempenhou as funções de Vice-reitora para área Académica no primeiro quinquénio da existência desta instituição de ensino superior.

Dirigindo-se aos colegas e na presença do reconduzido reitor da instituição, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, a Prof. Sarifa Fagilde disse, visivelmente emocionada, que aos grandes amigos e família não se diz adeus, mas sim até logo, numa intuição de que ela continuará a dar a sua contribuição para o crescimento da UniRovuma.

O acto de despedida da Prof. Fagilde teve lugar no Centro Cultural da UniRovuma, durante o 2º. Conselho Ordinário de Directores  Alargado, realizado em princípios deste mês.

Para Sarifa Fagilde, a UniRovuma inicia um novo ciclo fortalecida, pois completou a sua equipa ao nível da reitoria, com a eleição e empossamento de dois novos vice-reitores para as áreas Académica e Administrativa, nomeadamente, os Prof. Doutores Ibraimo Mussagy e José dos Santos Baptista.

A existência de um único vice-reitor no primeiro ciclo sobrecarregava a este, mas hoje a nossa Universidade tem a felicidade de ter dois vice-reitores. Isso significa que ela já deu um passo gigantesco de crescimento em comparação com o que aconteceu no primeiro quinquénio, salientou Sarifa Fagilde.

Segundo a Profa. Fagilde, desde a constituição da UniRovuma, esta conseguiu mostrar ser uma Universidade com Qualidade, e não satisfeita pretende chegar à Excelência e à Referência. A UniRovuma tem condições para alcançar estas três preciosas qualificações, rematou a antiga vice-reitora para o pelouro académico.

O 2º. Conselho de Directores Alargado a outros responsáveis universitários teve em agenda para discussão dezoito pontos, sendo alguns deles o informe sobre projectos de pesquisa financiados em resultado do engajamento dos académicos e o seu impacto na cooperação nacional e internacional, estratégias para o desenvolvimento do projecto e incentivos, o contributo de pesquisa para as receitas da UniRovuma e o actual estágio da emissão de certificados.

Prof. Fagilde, eterna Vice-reitora

Um dos momentos marcantes nas intervenções havidas na improvisada homenagem à Prof. Sarifa Fagilde foi a intervenção do Magnífico reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Brito dos Santos, que considerou aquela de eterna Vice-reitora.

Segundo Brito dos Santos, a Prof. Sarifa é nossa eterna Vice-reitora, pois deixa um legado que nos leva a continuarmos a caminhar motivados para o começo de um novo ciclo de crescimento promissor da nossa instituição.

O reitor da UniRovuma vincou a postura de simplicidade, prontidão, entrega incansável, comunicação a todos os níveis que caracterizou a ex-Vice-reitora, sustentando que tal facilitou a ultrapassar diversos obstáculos que se lhe apresentaram ao longo desta etapa.

Para o Prof. Brito dos Santos, o desafio para este novo ciclo de gestão é de garantir a estabilidade e, sobretudo, conseguir promover o desenvolvimento acelerado com o qual a UniRovuma se comprometeu quando foi constituída há cinco anos.