PR empossa reitores e vices de quatro universidades públicas

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, empossou recentemente, na Ponta Vermelha, em Maputo, os  reitores e vice-reitores de quatro universidades públicas eleitos em sufrágios realizados pelos respectivos Conselhos Universitários.

Falando  após empossar os dirigentes universitários, Filipe Nyusi afirmou que a tomada de posse destes significa o início de uma nova etapa de governação, a qual vai exigir o redobrar de esforços com vista a alcançar os objectivos por si definidos.

O Chefe de Estado moçambicano apelou aos reitores e vices das quatro instituições de ensino superior para trabalharem em equipe e em coordenação com o fim de atingir esse desiderato, mesmo com as dificuldades que elas enfrentam por conta da situação económica conjuntural que apoquenta o país. Filipe Nyusi considerou, ainda, que um dos desafios que o ensino superior enfrenta é garantir a qualidade e a eficiência, e esse deve ser um trabalho que envolva a todos os intervenientes.

Ele destacou que cada Universidade deve trabalhar tendo em conta as diversidades e particularidades da região em que a mesma está instalada e que garanta o desenvolvimento da mesma. Tomaram posse como reitores Mário Jorge Caetano Brito dos Santos, Boaventura Aleixo, Emília Afonso e Catarina Nhampossa, respectivamente, para as Universidades Rovuma, Licungo, Púnguè e Save.

Para as funções de vice-reitores, foram empossados Ibraimo Hassane Mussagy e José dos Santos Baptista – Universidade Rovuma -, Brígida Singo e Brain Tachiua – Universidade Licungo -, Hipólito Sengulane e Albino Simeone – Universidade Save.