O II Simpósio sobre a Educação e Meio Ambiente encerrou ao final da tarde de Terça-feira no povoado de N’sauca, no distrito de Sanga, em Niassa, com apelos do Vice-reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma), Prof. Doutor Ibraimo Mussagy, ao humanismo e integridade universitários para melhor servir a sociedade.
Prossigamos sempre nesta lógica de uma Universidade mais próxima às comunidades e imbuída de humanismo e integridade para servir a sociedade, sublinhou o Prof. Ibraimo Mussagy, na sua intervenção no final do encontro, realizado na Escola de Professores do Futuro, em Sanga, a sensivelmente 25 quilómetros da cidade de Lichinga.
Manifestando-se satisfeito pelo “impressionante entusiasmo” dos patrticipantes ao encontro, o Vice-reitor da UniRovuma encorajou o Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências (ISDRB), uma unidade orgânica da UniRovuma, a prosseguir com estas e outras acções inseridas no Plano Estratégico 2023-2034 da instituição.
Segundo o Prof. Ibraimo, para a consecução dos objectivos estratégicos cabe a todas unidades orgânicas consultarem, regularmente, o referido plano e definirem, anualmente, os seus planos de acção para alcançarem as metas traçadas.
Com estes propósitos e acções que têm sido realizadas, segundo o Vice-reitor para área académica, a Universidade Rovuma iniciou a construção da sua incontornável referência no panorama académico nacional e internacional.
Neste simpósio, o segundo de género que esta unidade orgânica realiza, foram apresentados mais de uma centena de trabalhos científicos elaborados por pesquisadores da UniRovuma e de outras instituições de ensino nacionais e internacionais, concretamente brasileiros, tanto de forma presencial, como virtual.