UMA BOA LIDERANÇA NA ESCOLA É DETERMINANTE PARA O ALCANCE DOS OBJECTIVOS DA EDUCAÇÃO

Na tarde de quarta-feira, 28, o Prof. Doutor Jaime Murambire, Director do Centro de Estudos em Política e Práticas Educativas (CEPPE) da UniRovuma, destacou a importância de uma liderança eficaz nas escolas para o cumprimento dos objectivos educacionais. A afirmação foi feita durante uma mesa-redonda intitulada A Postura do Profissional na Educação, que teve lugar no Centro Cultural da UniRovuma, na cidade de Nampula.

Organizada em parceria entre o CEPPE da UniRovuma e os Serviços Distritais da Educação, Juventude e Tecnologia (SDJT) de Nampula, a iniciativa tinha como objectivo central recolher percepções e realizar um diagnóstico sobre o estado actual da educação nas escolas, com foco particular na cidade de Nampula. A partir dessa análise, pretende-se delinear estratégias que possam reverter o cenário actual e promover melhorias significativas no sector.

Uma das acções resultantes desta colaboração será a realização de um programa de capacitação para gestores escolares de Nampula, com o intuito de renovar competências e abordar desafios existentes no sistema de ensino e aprendizagem. Esta formação visa contribuir para a mitigação de problemas e o aperfeiçoamento do ambiente educacional na região.

O evento contou com a participação de uma ampla maioria dos gestores educacionais e de outras figuras proeminentes da cidade. Durante a mesa-redonda, os oradores centraram-se em três eixos principais: A postura profissional dos funcionários da Educação: discutiu-se a importância do profissionalismo e da ética no exercício das funções educativas, sublinhando a sua relevância para a qualidade do ensino.

Socialização da Lei nº 18/2018, de 28 de Dezembro: abordaram-se os desafios e as oportunidades na implementação desta legislação no contexto educativo, com destaque para a necessidade de um maior entendimento e aplicação prática da mesma.

Consciencialização sobre o combate, prevenção e consumo de drogas entre alunos: foram discutidas estratégias de sensibilização para gestores escolares e outros intervenientes, visando a prevenção do consumo de drogas nas escolas e a promoção de um ambiente educativo saudável.

Este encontro reforçou o compromisso das instituições envolvidas em trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios do sector educativo em Nampula, promovendo uma liderança escolar efectiva e um ambiente de ensino mais seguro e inclusivo.