UNIVERSIDADE ROVUMA EM JORNADAS CIENTÍFICAS

A Universidade Rovuma (UniRovuma) está em Jornadas Científicas em todas as suas unidades académicas, a partir de hoje até Sexta-feira, esperando-se que sejam apresentados mais de mil trabalhos científicos, de autoria de estudantes, docentes e pesquisadores nacionais e internacionais.

Falando na abertura oficial das jornadas, que decorrem sob o lema “Por um Ensino Focalizado em Pesquisas”, o Vice-reitor para o pelouro académico, Prof. Doutor Ibraimo Mussagy, explicou que serão apresentados 1134 trabalhos, número considerado por ele como “extraordinário” e que só é característica em congressos internacionais.

Para o Vice-reitor académico, o evento demonstra que a Universidade Rovuma está a regenerar, de forma constante, a sua Qualidade e Excelência, e vai-se tornando numa Referência na sua forma de actuação.

É a partir da realização das Jornadas Científicas que os estudantes mostram, de forma científica, o que aprendem ao longo dos semestres nas salas de aulas e fora delas em trabalhos práticos, procurando buscar resultados para os diversos problemas que apoquentam as comunidades.

A diversidade dos temas a abordar durante os cinco dias que as jornadas vão durar demonstram, de facto, a multidisciplinaridade das áreas de conhecimento preocupadas em trazer tais soluções.

É nesse sentido que dos mais de mil trabalhos propostos, 662 serão apresentados nas oito Faculdades sedeadas em Nampula, 281 no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências, em Niassa, 124 no de Recursos Naturais e Ambiente, em Cabo Delgado, e 67 de Transportes, Logística e Telecomunicações, em Nacala-Porto.