Honoris Causa à Isaura Nyusi

PELO SEU ENVOLVIMENTO EM ACÇÃO HUMANITÁRIA

A esposa do Presidente da República, Isaura Ferrão Nyusi, tornou-se na terceira personalidade a ser outorgada o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Rovuma (UniRovuma), em cerimónia realizada, em finais de julho, no Centro Cultural desta instituição de ensino superior, na cidade de Nampula.

Com o anfiteatro do Centro Cultural repleto de diferentes individualidades, incluindo o Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, Isaura Nyusi recebeu as respectivas insígnias de Doutora Honoris Causa do Magnífico reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos.

A atribuição deste título deveu-se ao reconhecimento da UniRovuma pelo papel que a Primeira Dama de Moçambique tem demonstrado ao longo dos últimos 10 anos em acções tendentes a apoiar seus concidadãos afectados por diferentes intempéries naturais, ao combate a desistências de raparigas das escolas, aos idosos, entre outras.

Foi na base disso que o reitor da UniRovuma, Prof. Mário Jorge dos Santos, sustentou que a outorga é o mesmo que falar de uma figura incontornável no âmbito da acção humanitária no país, o que não sugere reservas a quem quer que seja.

Ele acrescentou que o reconhecimento à escala global pela dedicação e causa do bem-estar da população desfavorecida, vítimas de acções violentas dos insurgentes e outras, como matérias que convenceram o jurado, liderado pelo Prof. Catedrático Armindo Ngunga e, por via disso, aprovou a atribuição deste título honorífico.

Todos nós reconhecemos o contributo que a senhora Isaura Nyusi tem dado para a construção de uma sociedade moçambicana de paz, harmonia e justiça social, o que faz da outorgada uma figura de qualidades extraordinárias, sublinhou Brito dos Santos.

Por sua vez, Isaura Nyusi apelou a sociedade para reflectir sobre a família, sobretudo da necessidade de se observar os inúmeros desafios que caracterizam os âmbitos económico, ideológico e cultural, o que faz com que as famílias não deem o real contributo com vista ao desenvolvimento de Moçambique.

A outorgada adiantou que a sua experiência leva-lhe a concluir ser importante devolver aos bancos da escola milhares de raparigas em situação de desistência escolar por falta de condições por parte dos seus pais e/ou encarregados de educação, ou por ainda viverem em uniões prematuras.

Educando as raparigas podemos contribuir para a redução dos índices de desnutrição crónica em crianças e adultos, garantir a saúde sexual e reprodutiva em mulheres e homens, empoderar as mulheres, com especial atenção nas raparigas, para tomar melhor decisões em relação à sua saúde, sublinhou a esposa do Presidente da República.

Do seu leque de acções constam, igualmente, a mobilização de recursos para intervenções que visam a redução da mortalidade neonatal, devolução da dignidade aos idosos e promoção da igualdade de género.

Segundo Nyusi, foi na base dos pontos constatados que se fez ao terreno na tentativa de se estabelecer uma sociedade moçambicana de paz, harmonia e justiça social, onde o ser humano se assuma a base da sociedade e cada um se sinta activo na construção do país rumo ao seu desenvolvimento integrado.

É nesta perspectiva, de acordo com as suas palavras, que se enquadram os programas eu sou capaz, lanche escolar, campanhas de vacinação, rastreio do cancro da mamã e do cólo do útero nas mulheres e próstata nos homens e acções de defesa ao idoso.

Por sua vez, a madrinha da outorgada, Prof. Doutora Benigna Zimba, afirmou, em defesa da sua afilhada, que as actividades de Isaura Nyusi durante este período se confundem com a paixão que ela tem para as causas sociais em Moçambique.

Como Primeira Dama, não é sua obrigação fazer o que ela tem feito em prol do bem-estar das populações, mas o faz por um forte sentimento que tem para com as pessoas carentes e afectadas por situações que lhes trazem tristeza, acentuou Benigna Zimba.

A outorga deste título à nova Doutora Honoris Causa esteve associada à realização do III Fórum da Acção Humanitária e Responsabilidade Social, organizado pela Universidade Rovuma, em parceria com a Rádio Moçambique e a Associação Luta Contra a Pobreza.

As duas outras figuras atribuídas este título pela UniRovuma são o artista-plástico Justino Cardoso e a ceramista Reinata Sadimba.

29 July 2024