Cerimónia de Graduação

EXTENSÃO DO NIASSA

Graduação ao ritmo dos Massukos e Nganda

…e a Secretária de Estado avisa aos graduados para se absterem de actos de corrupção

A II Cerimónia de Graduação na Extensão do Niassa ultrapassou as expectativas, tendo sido colorida ao som da música dos Massukos e Nganda, sendo esta última uma dança tradicional local, num evento em que a Secretária de Estado da província do Niassa, Lina Portugal, avisou aos finalistas para se absterem de actos de corrupção e outros males que dilaceram o tecido social.

Logo pela manha de Sábado, dia 11 de março, piquetes de graduados, familiares, convidados e curiosos afluíam ao Pavilhão do Aeroclube de Lichinga para presenciarem as cerimónias da II Graduação sob umbrela da Universidade Rovuma.

Outorgados os diplomas a 396 Licenciados em sete áreas de conhecimento, seguiram-se os momentos de verdadeira festa, com dança e música à mistura a cargo do emblemático agrupamento musical Os Massukos.

Aliás, o Magnífico reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, apelou aos finalistas para considerarem o momento como sendo o de verdadeira festa e reflexão sobre os desafios que se colocam ao seu futuro, pedindo-lhes que cultivem o companheirismo, dedicação e entrega na aplicação do que aprenderam e na libertação de iniciativas inovadoras.

Como que a mostrar a sua alegria e gratidão, os graduados “ousados” subiram ao presidio da cerimónia para “despojarem” das suas cadeiras para a improvisada pista de dança a Secretária de Estado, o Magnífico reitor e a Vice-reitora, respectivamente, Lina Portugal, o Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos e a Prof. Catedrática Sarifa Fagilde.

Foram passos de dança memoráveis numa cerimónia de graduação cuja preparação ao detalhe e a sua respectiva realização suplantaram a incerteza e desespero dos graduados sobre a concretização da mesma em virtude do já conhecido e ultrapassado caso da má confeção das togas.

Pouco depois da efeméride oficial, houve passeata de viaturas, embora em iniciativas singulares, de graduados pela cidade de Lichinga, algumas acompanhadas de dançarinos a pé organizados para esse momento de frenesim académico.

SE avisa aos graduados para se distanciarem da corrupção

A Secretária de Estado na província do Niassa, Lina Portugal, exortou aos graduados para que assumam e apliquem com zelo e dedicação os conhecimentos adquiridos durante o seu percurso de formação, abstendo-se de actos de corrupção e de todos os males que dilaceram o tecido social.

Devem aplicar os vossos conhecimentos no apoio à construção de uma mais informada, inovadora e justa, voltada para o mundo de hoje e conscientes da importância que assumem na preparação de futuros cidadãos, sublinhou Portugal, reiterando que evitem praticar actos de corrupção e maléficos.

A SE do Niassa disse que todos os moçambicanos, em geral, e os daquela província, em particular, esperam que os graduados contribuam na melhoria da qualidade de ensino, aplicando as ferramentas metodológicas adequadas no processo de aprendizagem.

Para Lina Portugal, não é por acaso que, gradualmente, o Governo moçambicano, no meio de tantos desafios e dificuldades, abre espaço para o ingresso nas Universidades de mais professores em exercício.

Ela ocupou parte do seu discurso a sensibilizar os graduados, principalmente aqueles que ainda não têm emprego, para que se sirvam das suas áreas de formação como ponto de partida para criarem o autoemprego.

A nossa responsabilidade como governo, assegurou Portugal, é de continuar a atrair instituições privadas que criem postos de emprego, bem como assegurar o recrutamento para o Estado em função da disponibilidade orçamental.

Vocês concluíram uma etapa, mas a busca do saber deve ser contínua e aprimorada. O mundo não é estático, tal como a sociedade também não o é e cabe a vós a capitalização dos vários talentos científicos para o desenvolvimento local, acrescentou a Secretária de Estado.

A Universidade Rovuma – Extensão do Niassa graduou um total de 396 novos licenciados, sendo 266 mulheres – 67 por cento, facto que contentou a Secretária de Estado, pois as políticas inerentes à formação da rapariga têm vindo a ganhar expressão em diferentes níveis profissionais no país.

01 September 2024