Visita a Universidade do Malawi

Para estreitar relações

Terminou ontem uma visita de quatro dias realizada pelo Reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma), Prof. Mário Brito dos Santos, à Universidade do Malawi (UNIMA), com o objectivo, segundo este dirigente, de estreitar relações e aferir as potencialidades para a operacionalização dos planos de cooperação conjuntamente elaborados na recente visita de uma delegação da UNIMA à UniRovuma, em Nampula.

Na visita, Brito dos Santos fazia-se acompanhar pelo Vice-Reitor Académico, Prof. Ibraimo Mussagy, e pelos Assessores, Profs. Adelino Assane e António Pereira, e teve a oportunidade de conhecer as escolas, departamentos, laboratórios, biblioteca, residências para estudantes, cantinas e outras infraestruturas académicas e sociais existentes no Campus Universitário da UNIMA.

A visita serviu também para colher experiências no âmbito da preparação de cerimónias de outorga de título de Doutor Honoris Causa e de graduação. Com efeito, a delegação da UniRovuma também participou da Cerimónia de Outorga do Título de Doutor (Honoris Causa) em Assuntos Internacionais e Diplomacia à Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, um evento que, segundo o Vice-Reitor da UNIMA, Prof. Samson Sajidu, não simboliza apenas a sua [do Presidente Nyusi] contribuição para a cooperação internacional, mas também o aproximar dos povos moçambicano e malawiano.

Para fazer parte desta cerimónia, estiveram também presentes no Malawi os Reitores das Universidades Pedagógica de Maputo, Eduardo Mondlane, Púnguè e Joaquim Chissano, tendo esta sido uma oportunidade para explorar as redes de cooperação entre as redes de cooperação entre as universidades, enquanto construímos pontes de conhecimento, inovação e tecnologia, segundo Sajidu.

No quadro da implementação do plano de cooperação com a UNIMA, está prevista, ainda este ano, a vinda de gestores, docentes e pesquisadores desta instituição de ensino superior malawiana à Nampula para actividades de ensino e pesquisa, assim como para participarem da Cerimónia de Graduação.

01 September 2024